Da Atividade Musical e sua Expressão Psicológica trata da musicalidade em um perspectiva histórico-cultural em termos de sua gênese, estrutura e função. O conjunto da obra de Vygotsky representa uma teoria original sobre o desenvolvimento cognitivo que pode ser pensada, ao mesmo tempo como uma teoria educacional. Trata-se de um dos grandes formuladores da nossa história recente, juntamente com autores como Piaget, Freud e poucos outros. Suas ideias ainda apontam e organizam o futuro da própria área de psicologia do desenvolvimento.
Para Vigotsky, cada função vinculada ao desenvolvimento cultural da criança aparece primeiro socialmente e depois individualmente.
Em outras palavras, as atividades humanas ocorrem em contextos culturais bem definidos e não podem ser compreendidas sem que se lhes leve em conta. As estruturas mentais humanas, quando investigadas regressivamente, são encontradas em nossas interações mais elementares. Estas, mais do que influenciar o desenvolvimento cognitivo,na verdade são responsáveis pela própria criação das estruturas cognitivas e dos processos de pensamento. Assim, processos mentais superiores são construídos de modo conjunto durante atividades compartilhadas entre a criança e outras pessoas. Para que esses processos ocorram, no entanto, é necessária a utilização de instrumentos cuja função é mediar processos mentais superiores tais como raciocínio e resolução de problemas. Os instrumentos psicológicos incluem linguagem, signos e símbolos. Estes, juntamente com instrumentos culturais tais como brinquedos, réguas, telefones celulares e computadores, possuem um papel crucial no desenvolvimento cognitivo.
Ao resgatar a musicalidade em uma perspectiva histórico cultural, este livro cumpre o importante papel de estabelecer dimensões para a experiência musical que se estruturam na própria história da condição humana. Como disse em outra a música é uma das expressões fundamentais da cultura humana.