Atualmente, saiu do âmbito da discussão e foi para a prática o direito da criança em frequentar regularmente a escola, nesse contexto, a criança com alguma necessidade educacional especial. Mesmo assim, ainda há preocupação sobre as propostas desse trabalho inclusivo, que devem ser objetivas, claras e viáveis para que a escola possa desenvolver um efetivo atendimento, em especial no setor público.É nessa perspectiva que este trabalho visa colaborar com gestores e professores que atuam nas escolas comuns e com alunos com necessidades educacionais especiais.Neste Volume:• A INCLUSÃO EDUCACIONAL- A Inclusão de Alunos com Deficiência Visual- Aprendizagem Cooperativa• CONHECENDO A DEFICIÊNCIA VISUAL- Deficiência Visual- Cegueira- Baixa Visão• CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL- A Utilização dos Sentidos para a Aprendizagem- A Família como Parte do Processo Educativo• O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL- Ensino do Sorobã- Orientação e Mobilidade- Atividades da Vida Diária- Estimulação Visual- Apoio à Escolaridade com Atendimento Itinerante- Adaptações Curriculares- Rede de Apoio- Recursos Tecnológicos• CONTEXTUALIZANDO A ESCRITA BRAILLE- Os Recursos Usualmente Utilizados na Escrita- Reglete – Características e Dimensões• PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES QUE UTILIZAM A REGLETE NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL- Estratégias Metodológicas• A NOVA PROPOSTA – A ESCRITA NÃO INVERTIDA- A Escrita na Nova Proposta- Croqui da Nova Reglete