Minha sacola

    Favoritar

    DESIGN DE BRINQUEDOS

    Ref:
    985017

    Por: R$ 64,00

    Preço a vista: R$ 64,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    O pensamento em design constrói objetos que vão muito além das suas formas e cores, transmitindo uma linguagem que perpassa por valores simbólicos e emotivos. O mundo que nos cerca, os objetos que portamos, as nossas preferências de consumo e estilo de vida, tudo traduz o indivíduo que queremos ser e mostrar socialmente. Portanto, assume-se uma identidade que o faça sentir-se percebido e aceito por meio desses objetos (SUDJIC, 2010).

    No universo infantil essa lógica é perceptível da mesma maneira. As crianças portam diversos objetos no dia a dia que intencionam dialogar com o mundo que a cerca, sobre sua personalidade individual e gostos. O brinquedo tem o papel não somente de promover a brincadeira, pode, ainda, seguir funções mais práticas, como funções educativas e transpor as experiências do mundo imaginativo da criança para o mundo real. Por isso, essa fase é permeada por uma intensa transmissão e absorção de símbolos e valores. Dessa forma, o seu desenvolvimento depende significativamente da maneira como ela cria as suas histórias imagéticas, como interage com as outras crianças, como soluciona problemas e vence desafios por meio dos brinquedos (PIAGET, 2017).

    A maioria dos brinquedos é estereotipado e acaba por transmitir valores superficiais e estéticos que podem induzir preconceitos, logo, a exclusão. As bonecas Barbies já foram um exemplo clássico de uma valorização exacerbada de estereótipos que cultuavam mulheres de olhos azuis, corpos magros, cabelos longos, lisos e loiros. Hoje, a Mattel, empresa fabricante, lança novas Barbies que têm vários formatos de corpo, novas cores, formas de pele e cabelo. Usando novos elementos, a ressignificação pode construir artefatos que tencionem promover a melhoria na autoestima das crianças com deficiências e que dialoguem com a diversidade existente entre elas.

    Assim, percebemos que o design tem papel fundamental na construção desse imaginário e que ele pode ser utilizado para promover a inclusão social. Esta obra, portanto, intenciona perceber o design como ferramenta poderosa de diálogo para o discurso inclusivo, entendendo como a sua utilização pode auxiliar na promoção da inclusão social de crianças com deficiência por meio da ressignificação de brinquedos infantis.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786525020204
    SubtítuloRESSIGNIFICANDO TRAJETÓRIAS
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14.8 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas153
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno985017
    Código de barras9786525020204
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCERQUEIRA, CLARA SANTANA LINS
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar