De: R$ 0,00Por: R$ 110,00ou X de
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
Meslier disse: nossas impotências invertidas produziram a fabulação de um poder, Deus, diante do qual as pessoas se prosternam para lhe solicitar que ele lhes dê o que nos falta – poder, imortalidade, sabedoria etc. O rebaixamento do ato de se ajoelhar para orar mostra isso muito bem: prostrado no chão, ele implora ao céu que lhe ofereça um pouco da graça divina que lhe falta.
A ideia de opor “defensores das provas da inexistência” e “defensores das provas da existência de Deus” é uma ideia… escolástica! Trata-se de uma ideia da época em que, na Universidade, se disputavam questões com argumentos, debates, retóricas, sofismas, premissas e lógicas maiores a fim de legitimar na razão o que Nietzsche chamará mais tarde de idiossincrasia, em outros termos, de fisiologia. Num primeiro momento, cremos ou não cremos, em seguida se buscam e se encontram razões para legitimar sua posição visceral.
A prova é que a prova não prova nada. Do contrário, ela seria suficiente para arrancar o assentimento do seu interlocutor. Lembro-me de uma reunião na universidade em que o professor anunciou um curso sobre as provas da existência de Deus em são Tomás. Eu disse tolamente a mim mesmo: “se a prova prova, eu devo ser convencido”…A prova não provou, eu não fui convencido, a prova não prova nada – é uma prova, não?
Mas debatamos mesmo assim, oponhamos os argumentos, façamos cintilar as armaduras para o inimigo, pois talvez entre os leitores uma fisiologia inacabada, uma idiossincrasia trêmula, tenha necessidade de uma frase para se ajoelhar ou para dizer, como Rimbaud: “Que vá à merda Deus!”… O divertimento vale a pena.
Michel Onfray
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9788579390890 |
|---|---|
| Pré venda | Não |
| Organizador para link | PIVA PAULO JONAS DE LIMA,SMITH PLINIO JUNQUEIRA |
| Peso | 364g |
| Livro disponível - pronta entrega | Sim |
| Dimensões | 21 x 14 x 1 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 344 |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
| Código Interno | 1147890 |
| Código de barras | 9788579390890 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Editora | ALAMEDA |
| Sob encomenda | Não |
| Organizador | PIVA, PAULO JONAS DE LIMA | SMITH, PLINIO JUNQUEIRA |
