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    DIÁRIOS FRANZ KAFKA -1909-1912

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    Sinopse

    Kafka em gestação Franz Kafka (1883-1924) começou a registrar um diário em 1909, aos vinte e seis anos, e prosseguiu até 1923, meses antes de morrer. Pela primeira vez seus diários são apresentados ao leitor brasileiro em tradução direta do alemão e numa edição integral, baseada na mais moderna edição crítica. Este primeiro volume traz as anotações de 1909 a 1912 – justamente o período inicial da carreira profissional de Kafka, tanto na companhia de seguros quanto na literatura (em 1908 ele havia publicado seus primeiros textos e desde então nutria grandes ambições literárias). O que emerge das páginas é a quintessência do gênio que se descortinará, mais tarde, em seus perturbadores e perturbados protagonistas, de Gregor Samsa, de A metamorfose, a K., de O processo. Vemos aqui um Kafka em verdadeira autoanálise, refletindo sobre a educação recebida, seu eterno estranhamento diante de tudo, sua relação conflituosa com o mundo do trabalho, reflexões sobre costumes judaicos, expressões de desconforto com o próprio corpo (numa neurose quase hipocondríaca), seus sonhos, as angústias com sua vida de solteiro, sua persistente solidão – mesmo quando conta sobre incursões na vida mundana, em círculos literários ou sociais –, suas muitas leituras e autores admirados. Os diários também nos permitem acompanhar o desenvolvimento do próprio trabalho de escritor; Kafka não fazia anotações todos os dias, e nem as fazia seguindo estritamente uma ordem cronológica (a presente edição preserva a apresentação tal qual nos cadernos dos diários): algumas entradas são sobre sua vida, outras, narrativas quase acabadas (como os embriões dos contos “Infelicidade” e “O foguista”). O nível de elaboração estilística e literária é alto, e não por acaso as partes mais íntimas dos diários têm forma lapidar, quase aforísticas (“precisaria procurar durante um ano até encontrar um sentimento verdadeiro em mim”). Nessa busca por um estilo de escrita, acompanhamos o autor até 1912, o ano da virada: ao final deste ele escreveria o conto “O veredicto” e aquela que é sua obra mais difundida e mais emblemática: A metamorfose. Tem-se aí, portanto, a gestação do escritor, a larva ainda no casulo, antes de eclodir. Vemos em plena preparação o espírito angustiado do autor que materializaria na literatura mundial o embate entre o sistema avassalador e o indivíduo acossado. Nenhum outro autor teve sua vida íntima tão associada à sua obra, e vice-versa; estes diários são preciosos testemunhos desse laço estreito. Em nenhum outro lugar Kafka pode ser vivenciado de uma maneira tão visceral.
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788525437921
    Tradutor para link
    Pré vendaNão
    Biografia do autorFranz Kafka Nasceu em Praga, filho de pais judeus de classe média. Sua infância e adolescência foram marcadas pela figura dominadora do pai, comerciante próspero, que sempre fez do sucesso material a tábua de valores – para si e para os outros. Na obra de Kafka, a figura paterna aparece associada tanto à opressão quanto à aniquilação da vontade humana, especialmente na célebre Carta ao pai, escrita em 1919. Kafka admitiu a influência intelectual de Heinrich von Kleist, Pascal e Kierkegaard e a importância do ambiente de Praga, cidade medieval gótica, dotada de elementos eslavos e alemães e marcada pelo traço barroco e sombrio. De 1901 a 1906, Kafka estudou Direito na Universidade de Praga, onde conheceu seu grande amigo – posterior biógrafo e depositário de sua obra – Max Brod. Em seguida, passou a frequentar os círculos literários e políticos da pequena comu­nidade judaico-alemã, na qual circulavam idéias e atitudes críticas e inconformistas, com as quais Kafka se identificava. Concluído o curso, empregou-se em 1908 numa companhia de seguros, como inspetor de acidentes de trabalho. Apesar da competência profissional – foi promovido por duas vezes – e da consideração que lhe dispensavam os colegas de trabalho, Kafka sempre sentiu o toque da insatisfação no emprego, pois ele o impedia de dedicar-se totalmente à atividade literária. “Tudo o que não é literatura me aborrece, e eu odeio até mesmo as conversas sobre literatura”, chegou a dizer. A vida emocional de Kafka foi conturbada, e ele teve vários noivados e amores infelizes. Essas circunstâncias acentuaram o sentimento de solidão e desamparo, que jamais o abandonaria e que se manifestou desde cedo nos fragmentos publicados em 1909 sob o título Descrição de uma luta (Beschreibung eines Kampfes). O livro seria publicado na íntegra apenas em 1936. Nessa inquietante e perturbadora narração, que passou quase despercebida à época em que foi publicada, o mundo dos sonhos – tema recorrente na obra do autor – adquire uma lógica descon­certante e obstinada – pertinaz – em meio ao real. As obras-primas de Kafka, O processo e O castelo, respectivamente em 1925 e 1926, só seriam publicadas por Max Brod após sua morte. Tanto em O processo quanto em O castelo a ambiguidade onírica do universo kafkiano – o adjetivo virou conceito na literatura ocidental – e as situações de absurdo existencial chegam a limites jamais alcançados. Kafka não publicou essas obras por motivos diversos; do fato de julgar que mais publicações atrapalhariam os trabalhos que ainda pretendia encaminhar ao fato de elas evocarem as sombras de fases de sua vida que lhe pareciam pessoalmente constrangedoras. Afligido pela tuberculose, Kafka submeteu-se a longos períodos de repouso a partir de 1917. Em 1922, largou definitivamente o emprego – depois de uma série de pedidos de férias – e, excetuadas algumas breves temporadas em Praga e Berlim, passou o resto da vida em sanatórios e balneários. Kafka morreu em 3 de junho de 1924, em Kierling, perto de Viena. Contrariando o desejo expresso pelo autor de que seus inéditos fossem queimados após sua morte, Max Brod publi­cou romances, textos em prosa, a correspondência pessoal e diários de Kafka. No posfácio à primeira edição de O processo, Max Brod explica que, se não seguiu as ordens de Kafka, queimando sua produção inédita, é porque havia assegurado ao amigo em conversa anterior que, caso ele um dia viesse a pedir que o fizesse – mesmo em testamento –, não atenderia ao pedido. A obra do escritor tcheco veio a influen­ciar movimentos artísticos inteiros, como o surrea­lismo, o existencialismo e o teatro do absurdo."
    Peso417g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1.7
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas288
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno861440
    Código de barras9788525437921
    AcabamentoBROCHURA
    AutorKAFKA, FRANZ
    EditoraL&PM
    Sob encomendaNão
    TradutorZWICKV, RENATO
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