De: R$ 0,00Por: R$ 47,00ou X de
Preço a vista: R$ 47,00
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Sinopse
É incontestável que o dicionário traz inúmeras informações sobre as palavras; entretanto, seu aproveitamento na escola não é tão evidente. Muitas vezes, os dicionários ficam"quietos", esquecidos nas prateleiras. Ou então, quando usados, a consulta é breve, geralmente, restrita à grafia, à classe gramatical e ao primeiro sentido registrado. Isso costuma ocorrer mesmo que o dicionário destinado à escola, seguindo os moldes de um dicionário-padrão, ofereça um universo de informações detalhadas sobre o léxico de um idioma.
Ajudar a tirar o dicionário da prateleira e, sobretudo, a usá-lo de forma mais produtiva nos projetos de ensino/aprendizagem de língua materna é a motivação maior deste pequeno livro. Ele foi pensado para auxiliar o professor das séries finais do Ensino Fundamental em sua missão de ampliar a competência comunicacional de seus alunos, especialmente quando propõe atividades de leitura, análise crítica e produção textual.
Este pequeno livro, como um guia, quer ajudar o professor a explorar, com seus alunos, o potencial informativo dessa ferramenta pedagógica. Por isso, são identificados os elementos estruturantes de um dicionário, mostrando que há "chaves de acesso" aos principais dados registrados. O reconhecimento dessas chaves de acesso facilita o manejo do dicionário, abre caminhos para um uso mais produtivo. É nessa direção, por exemplo, que é mostrado o universo semântico que um verbete descreve, tratando do potencial significativo das palavras e de seus planos de significação, entre tantos outros elementos da linguagem em uso que registram os dicionários mais cuidadosamente estruturados. Há sempre exemplos que mostram fenômenos semânticos criativos, como a metáfora e a metonímia, cuja compreensão é essencial para a leitura e produção de textos.
Ajudar a tirar o dicionário da prateleira e, sobretudo, a usá-lo de forma mais produtiva nos projetos de ensino/aprendizagem de língua materna é a motivação maior deste pequeno livro. Ele foi pensado para auxiliar o professor das séries finais do Ensino Fundamental em sua missão de ampliar a competência comunicacional de seus alunos, especialmente quando propõe atividades de leitura, análise crítica e produção textual.
Este pequeno livro, como um guia, quer ajudar o professor a explorar, com seus alunos, o potencial informativo dessa ferramenta pedagógica. Por isso, são identificados os elementos estruturantes de um dicionário, mostrando que há "chaves de acesso" aos principais dados registrados. O reconhecimento dessas chaves de acesso facilita o manejo do dicionário, abre caminhos para um uso mais produtivo. É nessa direção, por exemplo, que é mostrado o universo semântico que um verbete descreve, tratando do potencial significativo das palavras e de seus planos de significação, entre tantos outros elementos da linguagem em uso que registram os dicionários mais cuidadosamente estruturados. Há sempre exemplos que mostram fenômenos semânticos criativos, como a metáfora e a metonímia, cuja compreensão é essencial para a leitura e produção de textos.
Mostrar mais
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9788586368790 |
---|---|
Subtítulo | GUIA DE ESTUDOS E EXERCICIOS |
Pré venda | Não |
Peso | 150g |
Autor para link | KRIEGER MARIA DA GRACA |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 24 x 17 x 0.7 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 96 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
Código Interno | 715879 |
Código de barras | 9788586368790 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | KRIEGER, MARIA DA GRACA |
Editora | LEXIKON |
Sob encomenda | Não |