Minha sacola

    DIDÁTICA, DECOLONIALIDADE E EPISTEMOLOGIAS DO SUL

    Favoritar
    Ref:
    952889

    Por: R$ 70,20

    Preço a vista: R$ 70,20

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Em uma época em que a educação e, especialmente a Didática, reivindicam novos estatutos epistemológicos, surge um pesquisador que pretende enfrentar com profundidade essa questão. Ele é Pedro Jônatas, forte e corajoso como um verdadeiro nordestino; rebelde e insurgente como se requer ao pesquisador da educação. Pedro traz a proposta de rever e reconstruir os pressupostos epistemológicos da Didática. Sugere, com cuidado, flexibilizações em sua concepção como prática social. Vislumbra a urgência e a necessidade de uma Didática crítica que decolonize processos e práticas pedagógicos, na perspectiva de um ensino mais emancipatório e justo. Para tanto, lança mão das epistemologias do Sul, conforme estudos de Boaventura Santos, para fundamentar argumentos que possam construir novas reflexões sobre as possibilidades de práticas educativas que potencializem movimentos em direção à justiça cognitiva e social. Parabéns a Pedro Jônatas e vida longa para novas pesquisas que possam fortalecer as bases de uma educação crítica e decolonial. Profa. Dra. Maria Amélia Santoro Franco Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Pedro Jônatas nos convida, por meio de consistente texto teórico, a romper com os paradigmas tradicionais de uma Didática única, centrada nos valores eurocêntricos e imperialistas, apontando para os valores culturais, próprios da gênese do povo e de localidades representativas da nossa gente. Dessa forma, apresenta a possibilidade do enfoque decolonial, com o objetivo de maior aproximação das flexibilizações da Didática com a realidade local, suas tradições e a cultura que as representa. É um estudo cuidadosamente aprofundado, com a utilização de autores da atualidade, que contribuem, com novos olhares, para o debate no campo da formação de professores. A pesquisa nos enriquece com uma abordagem, que se direciona para a necessidade de um olhar mais a tento para o papel da Didática na docência. Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525110639
    SubtítuloUMA PROPOSTA INSURGENTE CONTRA A NEOLIBERALIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO
    Pré vendaNão
    Peso360g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões23 x 16 x 2.3
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas208
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno952889
    Código de barras9786525110639
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCHAVES, PEDRO JÔNATAS
    EditoraCRV
    Sob encomendaSim

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar