Minha sacola

    DIDATIZAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS: TEORIAS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS INTERFACES

    Favoritar
    Ref:
    859361

    Por: R$ 99,00

    Preço a vista: R$ 99,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Este livro defende que, com conceitos e atitudes que estejam alocados dentro deste século XXI, podemos contribuir com a resolução dos problemas relacionados à educação que vêm sendo vivenciados presentemente. Para tanto, valorizamos o uso da ludicidade no formato de jogos educacionais como catalizadores na promoção de um, digamos, "salto quântico", que pode auxiliar no estabelecimento do sincronismo supracitado. Essa possibilidade se dá em razão de há várias características presentes nos jogos que corroboram o entendimento de que existe uma sinergia entre jogar e aprender. Para o professor e psicólogo Spencer Kagan, os educadores da atualidade estão sendo desafiados a incorporar mudanças em suas estratégias instrucionais. O desafio é desenvolver um currículo rico, dinâmico e inovador, levando a uma constituição de estruturas de aprendizagem sistêmicas. Tais estruturas, quando inseridas em sala de aula, são capazes de tornar os alunos mais ativos em relação à sua aprendizagem, pois os colocam como protagonistas diante do processo de apropriação de conhecimentos distintos. Em consonância com o exposto, os jogos vão ao encontro dos ideais preconizados por Spencer Kagan, pois eles atuam como estratégias ou recursos instrucionais que possuem elevado potencial para fornecer aprendizagens de temas ou conteúdos com diferentes complexidades, precisando, para tanto, de um rigoroso planejamento didático sobre a atividade lúdica que deseja promover. O campo do desenvolvimento e da utilização de jogos educacionais no Brasil é amplo. Cada vez mais, os jogos fazem parte da rotina dos espaços de ensino formal e informal e isso pode ser facilmente constatado ao observar as inúmeras publicações de cunho acadêmico científico que legitimam esse quadro referente à inserção da ludicidade nos diferentes níveis de ensino. Não é à toa que as publicações tenham crescimento constante. Não podemos inibir ou rechaçar a presença do lúdico nos ambientes educativos. O que nos cabe é dar direcionamentos teórico-metodológicos que assegurem a presença do lúdico de formamais rigorosa no que tange aos preceitos científicos necessários para dar robustez às pesquisas envolvendo a ludicidade e a aprendizagem. O título do livro - "Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces" - aponta para a importância da didatização lúdica do ensino das ciências, em particular das Ciências Naturais, e discorre sobre aspectos atrelados às teorias de aprendizagem e à avaliação. O foco do livro está centrado em mostrar como alguns modelos teóricos podem explicar o processo de aprendizagem dos indivíduos por meio do uso de jogos ou de qualquer outra atividade lúdica. E, já que estamos falando sobre aprendizagem, torna-se intrínseco, nessa discussão, uma atenção ao papel avaliativo que os jogos podem assumir em um contexto educativo. Por conseguinte, este livro surge como precursor em compilar, em uma única obra, várias discussões sobre teorias de aprendizagem sob o olhar apurado de diferentes teóricos do ensino e da aprendizagem. Acreditamos serem discussões relevantes para estabelecer avanços que podem fomentar melhorias nas pesquisas relacionadas ao uso do lúdico no ensino de Ciências.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788578615659
    SubtítuloTEORIAS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS INTERFACES
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso450g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1.6
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas290
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2018
    Código Interno859361
    Código de barras9788578615659
    AcabamentoBROCHURA
    AutorSOARES, MARLON HERBERT FLORA BARBOSA | CLEOPHAS, MARIA DAS GRAÇAS
    EditoraLIVRARIA DA FISICA - LF
    Sob encomendaNão
    OrganizadorCLEOPHAS, MARIA DAS GRAÇAS | SOARES, MÁRLON HERBERT F. B.

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar