Nos últimos anos, o mundo vem passando por muitas crises. Questões recorrentes, como os conflitos armados e as guerras, demonstram que o Sistema Onusiano precisa urgentemente de reformas para continuar respondendo a seus objetivos. Para além disso, novos desafios surgem a cada dia, os quais demandam uma governança global. Nesse sentido, o problema ambiental e dos refugiados parece não ter um desfecho simples.
Sempre com os olhos atentos às pesquisas atuais, mas sem esquecer os clássicos, são abordados capítulos típicos das obras de Direito Internacional Público, sem escapar dos temas mais atuais, como: Direito Ambiental, Direito Penal Internacional e as conquistas brasileiras em busca do definitivo reconhecimento da Amazônia Azul. Por fim, adentra-se aos Direitos Humanos, a partir da concepção de que se tratam de compromissos de todos os Estados, são apresentados seus fundamentos e os Sistemas Global e Regionais de Proteção, temas de diversos concursos públicos para a área da Segurança Pública.
Espera-se que esse livro não se torne apenas mais um livro de Direito Internacional Público, mas seja uma proposta inovadora de apresentar os temas em linguagem objetiva e conectada aos acontecimentos de nossos tempos.