Este livro tem o intuito de convidar o leitor a vir ao encontro de diferentes abordagens produzidas por um grupo de professores que por meio de diferentes vozes falam e escrevem sobre suas práticas no universo escolar. Os textos buscam revelar, desenvolver e apontar caminhos às propostas de formação e pretendem ser indicados a educadores, artistas, arte-terapeutas, dançarinos, atores e ao público interessado pela arte e pela educação como desenvolvimento pessoal e social. O conteúdo esta dividido em sete encontros com os autores - 'Vivência e consciência'; 'Contando histórias; o universo que cada um vê, que cada um é'; 'A iniciação de palhaço, a sombra e o processo de individuação', 'Conscientização corporal na educação física; espaço potencialmente facilitador do processo de individuação no ambiente escolar'; 'O dançarino, a obra e a iniciação artística'; 'A dança na escola'; 'Apropriação e transformação do espaço escolar através de jogos dramáticos e teatrais com textos'. As vozes dos autores nesses encontros procuram dizer que as histórias, as danças, os palhaços também ensinam, também educam, embora de outra maneira, provocando disfunções líricas.