De: R$ 0,00Por: R$ 86,00ou X de
Preço a vista: R$ 86,00
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Sinopse
Livro apresenta cases, modelos e depoimentos de pensadores de diferentes países, áreas de atuação e empresas.
O senso de responsabilidade coletiva e o poder que a economia das dádivas tinha de organizar o todo — vida social, política, religiosa, econômica, cultural — por muito tempo foi visto como arqueologia social, objeto de estudo da antropologia que não fazia muito sentido com o lifestyle dos novos tempos. É preciso repensar os vínculos de confiança e credibilidade. Quais são os verdadeiros valores? Que vínculos a sociedade quer gerar e com quem?
A teoria das dádivas permite compreender a articulação entre essas dimensões, gerando valores éticos e sociais, mostrando que, mediante a circulação de produtos ou serviços, pode-se criar um sentimento compartilhado e mútuo entre participantes desse vínculo que se expressa em diferentes valores humanos como a equidade, a amizade, a confiança.
As trocas estabelecidas pelas dádivas pressupõem reciprocidade, impulsionando a circularidade incessante das trocas. A dádiva verdadeira é o episódio de uma relação de amizade, de deferência, de proteção, de respeito. Neste sistema moral, para além das coisas trocadas são consideradas e valoradas as relações de troca estabelecidas, modificando a visão mercantil de lastros econômicos para atos recíprocos e afetivos.
Nestas relações recíprocas que promovem os valores humanos — sociais, afetivos e simbólicos — são fortalecidas a confiança, a ética e a credibilidade, que por sua vez fortalecem o tecido social e promovem a coesão do grupo em busca de sobrevivência e prosperidade; daí seu poder de instituição econômica, social e política.
“Gift Economy é um conceito que tem relevância tanto para o comportamento individual como para as empresas. Está sendo conduzido por poderosas tendências macroeconômicas e por um novo ethos, preocupado com a justiça e com a igualdade. Ele nos faz mais dispostos a contribuir, sabendo que isso pode gerar uma diferença maior do que percebemos. As mudanças são provocadas por gestos, grandes e pequenos.”
DEEPA PRAHALAD
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9788576089926 |
---|---|
Subtítulo | O NOVO MILAGRE ECONÔMICO |
Pré venda | Não |
Biografia do autor | Marina Pechlivanis é sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, empresa especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, com metodologias de autoconhecimento, percepção, relações de troca, gifting, encantamento e excelência. Além disso, é Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e autora de mais de 20 livros. |
Peso | 400g |
Autor para link | PECHLIVANIS MARINA |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 23 x 16 x 2.4 |
Idioma | Português |
Amostra de conteúdo | Metabooks | https://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/8ce3f1ed9e35447d8643c073e50f9a8e?access_token=b44a17d6-3135-458b-b486-f2fbb39c12c5 |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 400 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2016 |
Código Interno | 788200 |
Código de barras | 9788576089926 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | PECHLIVANIS, MARINA |
Editora | ALTA BOOKS |
Sob encomenda | Não |