É com grata satisfação que apresentamos ao público a obra ''Educação Clínica em Direitos Humanos'', resultado do esforço coletivo dos membros de referida Rede na descrição interpretativa das experiências dos diferentes organismos universitários que se identificam com a proposta metodológica da chamada educação jurídica clínica, especialmente daquela afeita ao campo dos direitos humanos. Embora as clínicas de direitos humanos apresentem perspectivas de trabalho diferenciadas, como o leitor poderá verificar, identificam-se com o propósito comum de buscar caminhos inovadores no âmbito da educação jurídica, sobretudo no que tange a seu eixo de formação prática. As clínicas jurídicas no Brasil trazem um modelo pedagógico que articula de forma promissora os pilares da educação superior – nomeadamente, ensino, pesquisa e extensão –, conecta as preocupações da graduação com as da pós-graduação, enfrentando os abismos que por vezes as separam, requerendo metodologias participativas que estimulam o protagonismo discente, incentivando o trabalho interdisciplinar, bem como formando profissionais do Direito sensíveis a investigações na seara dos direitos humanos, além de prepará-los para a adoção de uma postura transformadora, consciente e proativa diante de situações de ameaças e violações à dignidade humana.