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Sinopse
A atualidade do pensamento de Viktor Frankl se manifesta primeiramente na vasta temática do “vazio existencial”, sintoma experimentado como o sentimento da falta de sentido para a vida, mas que se observa também como problema de fundo da cultura e da educação contemporânea. Em contrapartida, há um dinamismo no espírito humano que o motiva e mobiliza permanentemente a buscar sentido em toda e qualquer circunstância de vida. Esse dinamismo é denominado “vontade de sentido”. O projeto educativo se realiza nesse espaço existencial entre o ser (dotado de vontade de sentido) e o dever-ser (que se efetiva na realização do sentido existencial de vida).Daí pensarmos a educação como um processo formativo cujo objetivo é ajudar cada pessoa a dar forma a si mesma (autoconfiguração), à medida em que descobre sentidos únicos e realiza valores; cultiva sua liberdade e responde criativamente pela própria vida. Se partirmos da ontologia dimensional frankliana para tentar resolver o problema antropológico – muitas vezes apresentado de forma reducionista –, como interpretar e ressignificar questões epistemológicas, éticas e metodológicas que nos interpelam em nossa prática educativa? O desafio é grande, mas não podemos nos furtar à responsabilidade de oferecer nossa contribuição.
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Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9786550168599 |
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Subtítulo | ENTRE O VAZIO EXISTENCIAL E O SENTIDO DA VIDA |
Pré venda | Não |
Peso | 332g |
Autor para link | MIGUEZ ELOISA MARQUES |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 23 x 16 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 208 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2019 |
Código Interno | 934252 |
Código de barras | 9786550168599 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | MIGUEZ, ELOISA MARQUES |
Editora | BRAZIL PUBLISHING** |
Sob encomenda | Não |
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