O estudo aqui apresentado tem como principal finalidade averiguar o contributo que a educação/formação de adultos (E/FA) pode dar a uma dinamização e à mudança do sistema educativo / formativo em geral, incluindo a sua dimensão escolar. Recorrendo a uma metodologia de interpretação textual, procedemos à destrinça analítica dos conceitos Educação e Formação, que consi-deramos estarem intrinsecamente implicados um no outro. A focalização nestes dois conceitos (ou binómio) será especialmente considerada no respeitante a Portugal, nomeadamente na possibilidade de uma educação/ formação permanente e comunitária corresponder a um incremento da autonomia pessoal e da participação da construção dos mundos sociais. Socorrendo-nos de uma análise deconteúdo de base documental e legislativa, avaliamos a continuidade existente entre a Escola Básica Integrada (EBI) e o actual Agrupamento de Escolas (AE). Até que ponto estas conceptualizações organizativas são devedoras da evolução ideológica ocorrida no âmbito da E/FA é algo que, gradualmente, vamos interrogando. Por fim, desenvolvendo até às últimas consequências os ideais educativos/formativos em que imergem a EBI e o AE, defendemos a criação de núcleos de educação/ formação global (ou integrada), que seriam verdadeiros postos de troca, desenvolvimento e de construção de todos os tipos de saber, e por todo o tipo de pessoas (ao nível etário, profissional, escolar, recreativo [...]) num mesmo espaço físico.