A presente coletânea reúne textos alicerçados na pesquisa e nas práticas dos professores da área de Educação. Seus autores são docentes-pesquisadores de diversas especialidades, dedicados a pensar e sistematizar experiências que facilitem o domínio das teorias emergentes pelos alunos, preparando-os para um mundo em permanente mudança. Cada texto desta coletânea alude ao desafio de explicar e sistematizar a multiplicidade de referências que prenuncia uma nova era. O tempo presente é exigente de pensamentos e de sentimentos abertos ao diálogo e, também, de religação dos saberes ainda exilados em seus respectivos institutos e organizados segundo princípios da fragmentação, da descontextualização, do reducionismo e das dualidades da Ciência Moderna. Os leitores encontrarão nesta coletânea uma revisão crítica das teorias pedagógicas modernas em face do embate entre modernidade e pós-modernidade e uma tentativa de agrupamento das principais correntes pedagógicas contemporâneas. Encontrarão,ainda, rediscussão da subjetividade nas condições de ensino e aprendizagem; revisão do conceito de aprendizagem desde a interdependência e indissociabilidade das dimensões tradicionalmente contrapostas da cognição e emoção; relatos de ensino transdisciplinar na tentativa de detectar os nós que constituem obstáculos epistemológicos nas condições disciplinares de organização educacional, como também uma visão transdisciplinar das práticas de ensino em Sociologia Educacional, Física, Química, Agronomia e na disciplina do Programa de Doutorado em Ciências Veterinárias.