Minha sacola

    EFETIVIDADE NO INVESTIMENTO EM EDUCAÇAO

    Favoritar
    Ref:
    771712

    Por: R$ 49,00

    Preço a vista: R$ 49,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Um desafio vinha instigando o autor deste trabalho como servidor pUblico da carreira de planejamento e orçamento atuando na área da educação: o financiamento do ensino seria mais efetivo se pudesse basear-se na comprovação científica de correlação ecausalidade entre o gasto orçamentário e o resultado educacional. Essas relações tEm sido, porém, postas em questão e consideradas fracas por análises cross-section, especializadas em comparar fenOmenos de diferentes instâncias em um Unico momento. Resolvemos colocar em cheque tais conclusões adotando uma modalidade alternativa de análise, a de séries temporais, tendo como foco a educação básica total no Brasil de 1995 a 2009. Mais rara e trabalhosa, a análise temporal é também mais apropriada em diagnosticar causalidades, pois consegue interpretar oscilações mUtuas não simultâneas das variáveis principais identificando defasagens de tempo entre causa e efeito e introduzindo variáveis de controle nos cálculos para isolar influEncias externas. Além disso, o poder de prospecção das equações econométricas geradas no processo torna-se ferramenta Util ao planejamento do gasto pUblico no setor. O trabalho traz inicialmente reflexões de cientistas sobre a presença da política e da técnica noplanejamento e referEncias teóricas sobre o processo decisório. São fornecidos conceitos sobre avaliação por indicadores de desempenho e a diferenciação entre correlação, causalidade e relações causais. É apresentado também um contexto histórico institucional do financiamento da educação no Brasil. Seguem-se as pesquisas quantitativas e metodológicas para levantamento das séries sobre orçamento e desempenho educacional, baseado este na formulação pelo autor de um indicador sintético de resultados referenciados a trEs atributos principais do ensino: qualidade, universalização e equidade. Testes econométricos revelaram, ao final, forte correlação e evidEncia de causalidade entre gasto e desempenho na educação, conclusão que vem conferir eficá

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788568274293
    SubtítuloPLANEJANDO GASTO PUBLICO E RESULTADO EDUCACIONAL NO BRASIL
    Pré vendaNão
    Peso240g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1.3
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas159
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2015
    Código Interno771712
    Código de barras9788568274293
    AcabamentoBROCHURA
    AutorFABRINO, RICARDO JOSE GROSSI
    EditoraPRISMAS EDITORA**
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar