Este livro reúne 22 ensaios e estudos em áreas variadas da Sociologia Econômica, disciplina que examina a influência das relações sociais sobre atividades econômicas, mas igualmente foca as conseqüências de fenômenos econômicos sobre a vida social. Ainda que possa, à primeira vista, com rápida passagem pelo sumário desta obra, haver dispersão de temas, o que se pretende aqui é ressalvar o oposto, com a indicação de alguns eixos temáticos: a noção, explícita ou subjacente, de expertise profissional está em distintos estudos, teóricos e/ou empíricos, arrolados neste livro. É o que se apresenta nos ensaios acerca de mercado de Internet/agências digitais, Engenharias, bancos centrais, Sociologia Econômica do Oceano (carreiras navais/marítimas), moda e vestuário, Jornalismo e Publicidade e Marketing. O livro engloba estudos que têm por objetivo apresentar brevemente ângulos atualizados e diferenciados acerca de determinadas tradições de estudo sociológico sobre atividades, processos e fenômenos econômicos. O exemplo mais notório disso é referente à Sociologia Econômica do Mercado de Trabalho, em que se considera não apenas a temática como exclusiva de uma fenomenologia do trabalho industrial, mas que igualmente contempla outros segmentos, atores sociais, interesses e assuntos, seja na esfera do trabalho doméstico, do trabalho que não é remunerado e do trabalho que considera dimensões/organizações como a empresa. Além de releituras de áreas tradicionais do estudo sociológico, propõe-se aqui a (re)descoberta de áreas como a Sociologia Marítima, isto em um país, o Brasil, com imensa costa oceânica e com um quarto de sua população vivendo nesta região. É uma área de estudo fértil, com potencial para incontáveis estudos sociais, econômicos, históricos, políticos, culturais, legais/normativos e ambientais e que já foi objeto de investigação de autores clássicos da Sociologia/Sociologia Econômica. Nesse sentido de resgate ou de abertura de novas veredas, novos caminhos, indicam