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Sinopse
Pensa e age autonomamente o indivíduo que não é dominado pelo discurso ou pela vontade do outro. Ora, a escola precisa trabalhar justamente na transmissão-assimilação do discurso do outro, os conteúdos. Mas pode fazê-lo de muitas formas. A escola cidadã, formadora do indivíduo autônomo, alimenta-se do discurso do outro, mas o reelabora para torná-lo seu, para que o outro não pense por mim, não fale por mim, como ocorre com o indivíduo alienado.
Autonomia conduz diretamente à cidadania. Autônomo não é o indivíduo isolado. Pelo contrário, autônomo é o sujeito ativo, sujeito da práxis. Se lutarmos pela autonomia é que a desejamos para todos. Uma sociedade autônoma é uma sociedade autocontrolável, autodirigida, onde suas instituições promovem e facilitam a autonomia individual. Nas condições atuais, pode a escola fazer alguma coisa nesse sentido. Esse é o tema desse pequeno ensaio.
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9788524912498 |
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Pré venda | Não |
Peso | 94g |
Autor para link | GADOTTI MOACIR |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 120 |
Código Interno | 555040 |
Código de barras | 9788524912498 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | GADOTTI, MOACIR |
Editora | CORTEZ |
Sob encomenda | Não |