Um relato do processo de implantação de um projeto inovador numa escola privada da cidade de Diadema, Estado de São Paulo. Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, a escola rompe com a lógica da rotina diária ao propor uma metodologia pedagógica diferente, com base na teoria da Pedagogia de Projetos e na proposta da Escola da Ponte, de Portugal. Como em todo rompimento, nesse processo de mudança, sentimentos, anseios, momentos positivos e inúmeros desafios permeiam a trajetória de professores, direção, auxiliares e mesmo pais e alunos. Nesta narrativa, a autora traz os diferentes estudos que realizou e os que revisitou, buscando em cada teoria um novo olhar, transformado em modelo de proposta pedagógica. E registra como os diferentes personagens que fazem parte da escola e de sua comunidade, agiram e reagiram durante esse tempo frente às ideias e às mudanças. Um relato de experiência que mostra a coragem de transgredir e fazer da escola um lugar de transformação e que, sem dúvida, poderá servir de estímulo para que muitos educadores tenham força e coragem para sair do lugar onde estão. Um livro que, sem dúvida, aponta novos caminhos para uma educação que hoje está tão desacreditada, mas que é o único mecanismo para transformar em melhor o mundo em que vivemos.