Minha sacola

    Favoritar

    ESCOLAS PARA QUÊ? POR QUÊ?

    Ref:
    895341

    Por: R$ 64,00

    Preço a vista: R$ 64,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    A escola é um espaço social autônomo, fechado e suas salas de aula possuem as características de acontecimentos múltiplos, simultâneos, imediatos e rápidos, que possuem certa trama temporal, interativos ou não, cujas atividades trazem consigo uma forte dimensão simbólica e interpretativa. O livro Escolas, por quê? Para quê? desperta um pensar sobre a escola, seus atores sociais e sua dinâmica de funcionamento. A obra propõe apresentar aos educadores discussões sobre o que as crianças que possuem um capital cultural mais elevado pensam e simbolizam sobre esse ambiente social. O objetivo de recriar tridimensionalmente por meio da construção de maquetes o cotidiano da escola ajudou a revelar os conhecimentos, saberes, valores que se constroem sobre ela. Durante o jogo proposto registrou-se diferentes visões sobre a funcionalidade da escola baseadas na idade dos alunos, no seu gênero e em interação possibilitando algumas inferências que muito contribuirão para o trabalho do educador. Alguns pontos relacionados ao desenvolvimento dos alunos de 8 a 12 anos foram observados: houve uma evolução da visão egocêntrica centrada nas necessidades e interesses da criança para uma visão mais descentrada, na qual o outro aparece com direitos como os seus revelados nas construções minha sala / a sala do outro, principalmente com a evolução das idades nas meninas. Registrou-se que as meninas são mais ligadas à figura do professor e as mais velhas vão diferenciando mais as funções administrativas que os meninos (que registra uma diferenciação de gênero quanto à percepção da funcionalidade da escola). O revelador foi a quase completa ausência de atividades em interação com a própria professora, dando indícios que elas já não ocupam lugar especial na vida do aluno. Foi destacada mais interação com os professores de Educação Física e Informática, o campo das chamadas "atividades extras". A escola aparece como um lugar importante de socialização (brincar, jogar, conversar com colegas) e são as atividades relacionadas a essas "relações de amizade" que ocupam a mente das crianças. O pátio foi o espaço mais nomeado quantitativamente e hierarquicamente, foi representado por todos, apontando que é o lugar mais significativo para os alunos tanto como espaço de brincadeiras e recreação quanto espaço para encontro e conversas.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788547332075
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões23 x 16 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas131
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno895341
    Código de barras9788547332075
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaSim
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar