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Sinopse
Desde o debate sobre a viabilidade do TAV (Trem de Alta Velocidade) até as propostas de preservação/restauração do patrimônio ferroviário, a discussão sobre o papel das ferrovias hoje no Brasil vem assumindo uma crescente importância, seja como estratégia de desenvolvimento nacional, seja como uma opção de negócios ao empresariado.
Partindo da análise sobre o início do estabelecimento da infraestrutura de transporte terrestre de São Paulo durante o período colonial, o autor avança na cronologia histórica ao discutir a origem e a implantação da Companhia Paulista, a politica e a legislação ferroviária, os Planos Nacionais de Viação e os diversos conflitos de interesse envolvendo o estado brasileiro, em comparação às outras ferrovias brasileiras, e as causas que a levam à estatização em 1961.
Dialogando com diversas vertentes da historiografia nacional e internacional, este livro mostra a importância de fatores políticos que, somados às dificuldades de ordem técnico-econômica, são fortes, além de novas evidencias que ajudam a esclarecer porque em meados do século XX as ferrovias perderam sua hegemonia no transporte de longas distancias diante da expansão de carros, ônibus e caminhões.
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9788579391590 |
|---|---|
| Subtítulo | A COMPANHIA PAULISTA DE ESTADO DE FERRO ENTRE 1930 E 1961 |
| Pré venda | Não |
| Peso | 300g |
| Autor para link | GRANDI GUILHERME |
| Livro disponível - pronta entrega | Sim |
| Dimensões | 23 x 14 x 1 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 328 |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2013 |
| Código Interno | 705115 |
| Código de barras | 9788579391590 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | GRANDI, GUILHERME |
| Editora | ALAMEDA |
| Sob encomenda | Não |
