O grupo de estudo e pesquisas em educação e inclusão - GEPEI tem se debruçado sobre estudos que têm como foco analítico os processos de inclusão escolar de sujeitos com deficiência (mental, física, sensorial) e transtornos globais do desenvolvimento, principalmente como foco em síndromes raras e, às vezes, não tão raras, mas que ainda causam muitas dúvidas, incertezas e ansiedade nos profissionais da educação. Essas dúvidas, incertezas e ansiedades geralmente são causadas pelo desconhecimento das potencialidades desses indivíduos, por vezes únicos. Assim, neste livro, trazemos estudos que têm a intenção de promover uma discussão sobre os conhecimentos, as experiências e o trabalho pedagógico desenvolvido com sujeitos sociais que apresentam síndromes peculiares e que estão inseridos nas salas comuns da escola regular, em processo de inclusão, tendo seus direitos reconhecidos. São sujeitos únicos, que produzem história, cultura e conhecimento. São práticas únicas, que podem e devem ser valorizadas, reconhecidas e potencializadas. São relatos que nos fazem refletir sobre a verdadeira essência da educação - reconhecer o sujeito para além das características médicas e biológicas.