Nos contextos metropolitanos descritos de maneira minuciosa por Canevacci, estão os fluxos comunicacionais carregados de fetichismos visuais, disseminados, sobretudo, pela tecnologia digital que incorpora os atratores, por meio de pedaços simbólicosque impõem percepções nada ingênuas e muito menos manipuláveis. Eliminando essa extensão indefinida entre olhar e a coisa olhada e indicando novas direções para os fetichismos visuais praticados e propagados nas metrópoles comunicacionais. Neste sentido, as várias linguagens do 'corpo-bodyscape' difundem e, ao mesmo tempo, representam os vários gêneros e subgêneros na cultura ocidental, como contexto de pesquisa e laboratório de práticas em que os corpos se embrenham, provocando a necessidadedese elaborar novos sistemas perceptivos e novas sensoralidades aplicadas ao dinamismo contemporâneo. O clássico conceito de 'Fetisch', elaborado por Marx e rediscutido aqui, transforma-se em estilo de vida e envolve aspectos importantes da comunicaçãometropolitana. São as práticas que misturam publicidade, moda, arte pública e design, mutadas a partir da mercadoria clássica em uma outra, com valor comunicacional. A trajetória de Massimo Canevacci, como grande leitor de Karl Marx, Adorno, Weber e,sobretudo, de Walter Benjamin, traz aqui, agora, em português, análises únicas que sintetizam filosoficamente a proposta de unir o humano às coisas ou encontrar, nas coisas, o humano. Ou ainda, as coisas transmutadas em humano, ou como queriaBenjamin, humanizadas.