A obra “Formação de professores e valorização do magistério: teoria e prática” nasceu de um conjunto de experiências pedagógicas da autora com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, em Corrente-PI, mediante execução de projetos envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: TEORIA E PRÁTICA nasceu de um conjunto de experiências e vivências pedagógicas da autora com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, no campus Jesualdo Cavalcanti, em Corrente-PI, mediante execução de projetos envolvendo as funções básicas da política universitária: ensino, pesquisa e extensão. No campo da pesquisa temos o primeiro capítulo, que trata sobre a formação de professores, resultado de uma pesquisa vinculada à Rede Mapa. Sobre a extensão universitária, trazemos o capítulo segundo, o qual descreve a proposta e a experiência nascidas do Proext (Programa de Extensão Universitária financiado pelo Ministério da Educação e outros ministérios). Os capítulos terceiro e quarto descrevem sobre dois projetos na área do ensino, especificamente, sobre iniciação à docência: Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIID), uma parceria da Universidade Estadual do Piauí e a Prefeitura Municipal de Corrente-PI, e o Programa Residência Pedagógica.