Minha sacola

    HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO

    Favoritar
    Ref:
    206244

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Proveniente de uma longa tradição humanística, a hermenêutica moderna ressurge no contexto da luta contra a pretensão de haver um único caminho de acesso à verdade. No ambiente cientificista da modernidade, estabeleceu-se o predomínio do positivismo. Em oposição a isso, a hermenêutica quer demonstrar que não há mais condições de manter o monismo metodológico, uma forma exclusiva para determinar o espaço de produção do conhecimento.A hermenêutica traz a perspectiva do interpretar, produzir sentido e a impossibilidade de separar o sujeito do mundo objetivado. Contra o distanciamento alienante provocado pelo modo de proceder objetificador próprio da ciência moderna, Hans-Georg Gadamer quer recuperar o sentimento de pertença/familiaridade a uma tradição, que nos constitui e predetermina nossa compreensão.Alguém que oportunamente já conhecesse a hermenêutica não dispensaria os resultados que esse tipo de filosofia pode proporcionar no campo educacional, tanto por ensejar uma autocompreensão, uma autocrítica da prática pedagógica, quanto por dar condição a que se produzam novas interpretações sobre o sentido da formação. Uma perspectiva hermenêutica na educação retoma seu caráter dialógico com toda a radicalidade, pois compreender pressupõe uma abertura ao outro, ao mundo. Reafirma-se aqui o dito de Hans-Georg Gadamer de que “só podemos aprender pelo diálogo”, porque nesse processo é o próprio sujeito quem se educa com o outro. O diálogo não é um procedimento metodológico, mas constitui-se na força do próprio educar, que é educar-se no sentido de uma constante confrontação do sujeito consigo mesmo, com suas opiniões e crenças, pela condição interrogativa na qual vivemos.Este livro delineia os traços básicos da filosofia hermenêutica, o contexto em que se origina, o programa de Hans-Georg Gadamer e uma aproximação reflexiva da educação a partir de suas possibilidades compreensivas.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788574902111
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 14 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas112
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2002
    Código Interno206244
    Código de barras9788574902111
    AcabamentoBROCHURA
    AutorHERMANN, NADJA
    EditoraDP&A EDITORA
    Sob encomendaNão

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar