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Sinopse
Talvez, a perspectiva que mais se deva destacar nessa “pedagogia anarquista”, seja o conceito de liberdade, encarada não como propõe a filosofia política burguesa, na qual a liberdade é um fato natural, cumprindo à sociedade organizar-se de modo a permitir a liberdade de todos através das leis. A liberdade para os anarquistas é um fato social, não faz parte do homem; deve ser construída pela comunidade.
A educação e a instrução são fundamentais para a conquista dessa liberdade, assumindo a importante tarefa de “desalienação, de destruição da ideologia da dominação e de criação de uma nova mentalidade revolucionária”. Supõe, portanto, a vivência de relações solidárias e de vivência autônoma. A escola deve ser “um centro onde seja disseminada a verdade e onde a ciência, construída por todos, deve ser igualmente distribuída entre todos”.
O conhecimento é instrumento de luta não só para a construção de uma outra ordem social, mas é também, e talvez principalmente, para resistir a uma ordem que objetivamente cada vez mais afasta as possibilidades de emancipação.
Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9786586081565 |
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Subtítulo | O JORNAL A VOZ DO TRABALHADOR |
Pré venda | Não |
Peso | 300g |
Autor para link | GIGLIO CELIA MARIA BENEDICTO |
Livro disponível - pronta entrega | Sim |
Dimensões | 21 x 14 x 2 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 224 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2020 |
Código Interno | 920164 |
Código de barras | 9786586081565 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | GIGLIO, CELIA MARIA BENEDICTO |
Editora | ALAMEDA |
Sob encomenda | Não |