A forma como os profissionais de saúde comunicam com a pessoa com dor e o que dizem sobre a dor pode atuar como um facilitador ou como uma barreira à recuperação e, assim, contribuir de forma positiva ou negativa para o efeito do tratamento. A educação em dor, essencial na intervenção, deve ser utilizada de forma personalizada, num processo que envolve avaliação, planeamento, implementação e reavaliação. Este livro aborda os elementos essenciais à compreensão e à utilização na prática clínica da educação em dor por parte dos fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia, que nele encontrarão estratégias práticas e a evidência científica que as suporta. A linguagem acessível permite que os conteúdos do livro possam também ser úteis para pessoas com dor que queiram saber mais sobre a sua dor e o que fazer para a gerir melhor. · Comunicação em fisioterapia musculoesquelética · Fisiopatologia da dor e implicações clínicas · Avaliação da pessoa com dor crónica · Educação em neurociência da dor: da perspetiva histórica à evidência atual · Aplicação prática da educação em neurociência da dor · Administração da educação em neurociência da dor em contexto · END+: estratégias adicionais de intervenção na dor crónica