Minha sacola

    Favoritar

    saldao-alameda

    JOGO, MIMESE E SOCIALIZAÇÃO

    Ref:
    668358

    Por: R$ 74,00

    Preço a vista: R$ 74,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    O que há em comum entre a infância de Walter Benjamin na cidade de Berlim do final do século XIX e o recreio escolar de uma escola municipal no bairro do Butantã, em São Paulo? O que move o brincar infantil? Lançando mão de categorias como ´jogo´, ´socialização´ e ´mimese´, Tamara Grigorowitschs apresenta uma análise do brincar que aborda essas e outras questões, revelando o papel do jogo para os processos de socialização e de construção do self na infância. Características do brincar como a fantasia, a repetição e a abstração permeiam mimeticamente tanto o modo lúdico como Benjamin interage com os personagens fantásticos de sua infância – o “Corcundinha” ou então “o monstro que morava no fundo do prato de sopa” – , como também as brincadeiras de perseguição à “Loira do Banheiro” de uma turma de crianças do Ensino Fundamental I de uma escola pública paulistana.

    E quais seriam as diferenças entre essas duas modalidades de brincar na infância? Para além das diferenças culturais, temporais e espaciais, que sem dúvida revelam distinções significativas, Benjamin descreve o seu próprio brincar a partir da interação com objetos, seres fantásticos e pessoas adultas, mas não com outras crianças. A turma de crianças observada no recreio escolar, por outro lado, fundamenta o seu brincar também nas relações coletivas, na interação entre pares. Essa peculiaridade do recreio escolar, a possibilidade de encontrar todos os dias um mesmo grupo de crianças em um espaço destinado ao brincar, faz do recreio um momento muito particular de interações infantis. Mas, como compreendê-las?

    Este livro revela, sobretudo, que o jogo infantil é uma categoria analítica forte; aqui, na análise da socialização infantil, o pega-pega, o futebol, as brincadeiras de mamãe e filhinha, ganham o mesmo peso que as relações familiares, escolares, de gênero etc., apresentando uma dimensão fundamental dos processos de construção do self infantil e iluminando as teorias sobre a socialização, a infância e a mimese de um ponto de vista singular e ainda pouco explorado por disciplinas como a sociologia, a psicologia e a pedagogia.

    Sobre a autora: Tamara Grigorowitschs é formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001). Redigiu sua dissertação de mestrado, da qual este livro é fruto, na mesma instituição, com o apoio do CNPq e com estadia de pesquisa na Albert-Ludwings- Universität Freiburg, Alemanha. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788579390906
    SubtítuloOS SENTIDOS DO JOGAR COLETIVO NA INFÂNCIA
    Pré vendaNão
    Peso300g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas260
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2011
    Código Interno668358
    Código de barras9788579390906
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGRIGOROWITSCHS, TAMARA
    EditoraALAMEDA
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar