Minha sacola

    Favoritar

    LEITURAS E (PONDER)AÇÕES SOBRE O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DOCENTE

    Ref:
    1078555

    Por: R$ 55,00

    Preço a vista: R$ 55,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Leituras e (ponder)ações sobre o estágio e a formação docente é uma coletânea de artigos desenvolvidos por estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas e da pós-graduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras, sob orientação de Marina Battistetti Festozo, que dá ênfase à etapa do estágio na formação inicial e continuada de professoras e professores. Os textos buscam, com base na teoria pedagógica, problematizar e também propor enfrentamentos a questões históricas relativas ao estágio, como o fato de ser considerado somente como a parte prática dos cursos de licenciatura. Dessa forma, busca dar visibilidade e valorizar uma etapa de formação frequentemente negligenciada na formação docente em nosso país, trazendo luz à sua potência de integração entre escola e universidade, teoria e prática, bem como entre ensino, pesquisa e extensão. Na graduação a experiência com os estágios compreende uma trajetória formativa que dura quatro semestres; na pós-graduação, um semestre, que busca sintetizar discussões essenciais à prática docente em nosso país e no ensino universitário. Em todas as etapas tomam-se as experiências e, portanto, a realidade das escolas, universidades e outras instituições educativas como ponto de partida, elementos que serão aprofundados a partir do diálogo com as/os estagiárias/estagiários e com teóricas/teóricos da área. Tal exercício do pensamento procura promover o enriquecimento das experiências, ao superarem o âmbito das vivências pessoais para o âmbito científico e social, para que as/os estudantes possam perceber que: sua atuação como professoras e professores não começa e termina dentro de sala de aula, ou seja, sua atuação nas instituições educativas está sempre ligada à sua atuação cidadã, já que sua prática na educação é uma prática social; ser professora e professor é estar em constante (trans)formação ao passo que nossa realidade também se transforma; ser professora e professor é ter esperança (de esperançar, como diria Paulo Freire), é abrir os olhos para a sociedade. Dessa forma, procuramos contribuir com uma formação que se centra numa reflexão-ação crítica acerca da função social que a profissão docente pode assumir, em busca de uma sociedade mais justa e sustentável.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786525052199
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso323g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas223
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2023
    Código Interno1078555
    Código de barras9786525052199
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
    OrganizadorFESTOZO, MARINA BATTISTETTI | QUEIXAS, RICARDO CAMPOS
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar