De: R$ 0,00Por: R$ 109,00ou X de
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
E não só! Na segunda metade do século XIX, a educação formal no estado imperial brasileiro, era negada por lei aos escravizados e africanos livres. Identificando sujeitos políticos, africanos e descendentes em constantes movimentos, Montaño, mobilizando como lente privilegiada de análise a “história vista de baixo”, observa plurais expectativas dos grupos populares de modo geral, e dos escravizados e libertos de modo específico. Constatando relações dialógicas entre os diferentes sujeitos e grupos sociais forjados por meio do tráfico transatlântico, o autor destaca que transgressões foram possíveis.
Sua materialização, a história do professor preto Pretextato dos Passos e Silva, evidencia o pleito dos subalternizados por educação formal, e não somente a outra: a informal. Para o autor, “esse protagonismo negro que envolveu alunos, pais e um professor”, pode ser lido como “luta antiescravista e antirracista dentro da estrutura imperial”. Experiências históricas educacionais, forjadas por meio de “pedagogias vivas” desenvolvidas e aplicadas por meio de exemplos, conforme demonstra o autor, fizeram parte do cotidiano de escravizados e libertos.
Deste modo, certamente, a obra aqui apresentada está devidamente à altura do “peso social e político do tema”. Tornando esta obra desde já, leitura obrigatória!
Iamara da Silva Viana
Professora adjunta de ensino de História do departamento de estudos aplicado ao ensino da UERJ
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9786559058341 |
|---|---|
| Pré venda | Não |
| Peso | 400g |
| Autor para link | MONTAÑO LEANDRO DUARTE |
| Livro disponível - pronta entrega | Sim |
| Dimensões | 1.5 x 15.5 x 23 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 300 |
| Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2026 |
| Código Interno | 1203551 |
| Código de barras | 9786559058341 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | MONTAÑO, LEANDRO DUARTE |
| Editora | 7 LETRAS |
| Sob encomenda | Não |
