Ao acreditar na importância de se explorar as potencialidades de textos pertencentes ao universo do cordel atreladas às práticas sociais de letramento como meio de ofertar ao educando uma aprendizagem significativa, a obra Letramento literário e cordel: o ensino de literatura por um novo olhar traça um possível caminho para o desenvolvimento do leitor literário. Reconhecendo que é papel do educador contribuir com a formação do aprendiz capaz de perceber a produção ficcional como instrumento de deleite e reflexão, o autor promove um diálogo que parte desde a reflexão sobre os problemas que perpassam o ensino de literatura até chegar a uma possível proposta para a sala de aula, esta aplicada em uma experiência prática. A opção pela literatura popular explica-se por ser um gênero ficcional acessível, capaz de divertir e ensinar seu leitor por meio de histórias que abordam os mais diversos temas. De acordo com o próprio autor, “Talvez não exista forma literária mais genuinamente brasileira do que o cordel, fator que pode favorecer sua recepção por parte do aluno-leitor”. Este livro é um exemplo de como simples ideias, quando bem planejadas e executadas, podem mudar os rumos da educação literária no Brasil. Trata-se de uma rica fonte de pesquisa para docentes e estudiosos do campo das Letras e áreas afins.