Este livro apresenta os conteúdos sob dois aspectos: no desafio que se impõe como objetivo primeiro - a formação de leitores e produtores de textos eficientes - e na abordagem dos conteúdos em função desse objetivo. Constituída de três faces que se interpenetram, a obra visa à formação do leitor a partir de três linhas de trabalho: 1. As estruturas gramaticais dos textos - são enfocadas destacando-se sua funcionalidade na montagem de textos e o sentido que produzem; 2. Os textos do cotidiano - enfoque nos atos de ler e produzir textos, observando-se os elementos do processo comunicativo, a intencionalidade, os moldes textuais preexistentes e o uso da seleção/ combinação; 3. Os textos artísticos - para propiciar o contato do aluno com a arte, especialmente com a arte da palavra, de forma crítica, reflexiva e prazerosa, levando-o a apreciar o trabalho estético e a perceber sua contribuição nas práticas sociais. Há propostas de atividades orais, sugestões de filmes, livros e CDs relacionados à temática em foco. Fechando cada capítulo, há atividades e questões de vestibulares e do Enem.