Minha sacola

    LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Favoritar
    Ref:
    941894

    Por: R$ 84,00

    Preço a vista: R$ 84,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Linguagem escrita na educação infantil: o ensino na perspectiva do letramento e na enunciação discursiva trata-se de uma reflexão sobre práticas pedagógicas relativas à apropriação de linguagem escrita no contexto da Educação Infantil (EI). Duas perspectivas teóricas em especial orientam este livro: os processos de letramento, sobre os quais destacamos as contribuições de Soares (2012), Kleiman (2008), Brandão e Leal (2011), dentre outros autores; e a teoria do enunciado, com Bakhtin (2018), Rojo (2005) e mais alguns. Alinhando-se a tal arranjo, nomes como Ostetto (2012), Baptista (2010) e Goulart (2014) também apresentam valiosas contribuições. Obtive algumas inferências relevantes sobre as rotinas relativas à aprendizagem da linguagem escrita no contexto da Educação Infantil, tais como a natureza abstrata e distante da infância concernente às atividades propostas pelo material apostilado, a repetição de exercícios visomotores e fônicos, acentuando-se a dependência das crianças em relação ao papel do adulto. Este livro orientou-se pela seguinte questão: qual é o papel da Educação Infantil nos processos de apropriação da linguagem escrita? Dessa indagação, originaram-se mais duas: como são as práticas pedagógicas na Educação Infantil? Em que medida elas perpetuam saberes didáticos tradicionais, adultocentrados, transmissivistas ou avançam em direção a um protagonismo das crianças, inerente a uma perspectiva enunciativa, dialógica e mais democrática? Busquei refletir sobre o ensino na perspectiva do letramento e da enunciação discursiva, considerando as necessidades e os interesses das crianças, mirando seus direitos a vivências com as outras tantas linguagens que permeiam o mundo da infância. Analisando atividades de uma apostila, apresentei percepções de docentes que trabalharam com material apostilado. Vale ressaltar, todavia, que há muito para avançar com relação às práticas com a linguagem escrita, de forma a superar heranças escolarizantes, adultocêntricas, adestradoras. Nesse sentido, uma profunda e definitiva compreensão do que vem a ser o enunciado e o dialogismo bakhtiniano me parece essencial. Espero, com esta obra, contribuir para tais avanços, uma vez que a construção de uma identidade pedagógica para a Educação Infantil, com relação aos fundamentos teóricos e às respectivas práticas, libertas das heranças transmissivistas das etapas posteriores, ainda está para se consolidar.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786558206583
    SubtítuloO ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E NA ENUNCIAÇÃO DISCURSIVA
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1.5
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas217
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno941894
    Código de barras9786558206583
    AcabamentoBROCHURA
    AutorREINKE, GILVANE
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar