A obra infantil "Mãe, Uma Gema Para Você", se apresenta como um texto híbrido, transitando entre a narrativa literária e a reflexão poética sobre a figura materna, quando a autora constrói um enredo que não segue uma maneira linear tradicional. Pois nos convida à compreensão da maternidade em suas diversas formas e significados, quando se utiliza de uma linguagem sensível e simbólica para abordar de forma envolvente esse fenômeno amplo e multifacetado.
A narrativa é conduzida por uma atmosfera contemplativa, onde a "casinha de mãe" surge como eixo central, se desenrola organicamente através de metáforas da experiência materna e de suas múltiplas camadas e associações. A linguagem utilizada na obra é delicada e poética, com um caráter quase onírico à narrativa, em que a escrita se desenrola de forma fluida e com certa musicalidade, alternando entre trechos descritivos, reflexões filosóficas e pequenos diálogos que adicionam ritmo e dinamismo.
A obra não se limita a uma simples narrativa, pois a autora emprega um tom intimista e convida o leitor a se conectar emocionalmente com a história, quando “A casinha de mãe” cambia o desejo que se transforme em uma experiência sensorial e afetiva.
Isso torna a obra instigante tanto para crianças quanto para adultos e suscita algumas janelas decisivas sobre a maternidade, como; “processo contínuo de formação e transformação”, “jogo de luz e escuridão”, “ser mãe não se limita ao ato biológico”, “relação da protagonista com sua própria história familiar”, “memória e a ancestralidade”, “O legado afetivo e o nome Gema Galgani”, etc.
Dentre os personagens e suas representações, destaca-se; a protagonista Gema, as diferentes facetas da infância e da maternidade, o legado da perpetuação familiar, a jornada de autoconhecimento e as mães biológicas – “de coração” e metafóricas que surgem na trama, por diferentes personalidades e arquétipos. O grande mérito da obra "Mãe, Uma Gema Para Você" reside na sua capacidade de transformar um