Com 412 bilhões de euros de volume de negócios, e previsões de uma multiplicação por três nos próximos 20 anos, as actividades de turismo e de lazer mostram que já passaram a fase da "colheita de divisas" para se tornarem a primeira indústria mundial. Enfrentar esta procura quase exponencial, fidelizar os seus clientes, gerir fluxos económicos com esta importância e desenvolver estratégias passa pela necessidade de elaborar e dirigir verdadeiros projectos, tal como se faz noutros sectores industriais. Hoje em dia, com efeito, a capacidade para conduzir um projecto turístico até ao seu sucesso torna-se uma competência-chave perante a concorrência e a turbulência do meio. O objectivo deste trabalho é, simultaneamente, transmitir as técnicas e os métodos de management de projectos e aplicá-los de forma pormenorizada às particularidades do mundo do turismo e do lazer, e mais geralmente às do ordenamento dos territórios implicados. Os exemplos fornecidos facilitam a compreensão dos conceitos desenvolvidos e tornam-nos acessíveis a um largo público, nomeadamente a todos aqueles que elaboram projectos ligados ao turismo, ao lazer, ao desporto, ao património ou à cultura, quer se trate de actores do sector privado quer de actores das colectividades territoriais ou das administrações.