A avaliação dos transtornos psicológicos constitui um tema permanentemente atual, e assim continuará sendo enquanto a psicologia clínica existir. Um constante desafio dos psicólogos clínicos é a tarefa de escolher os melhores instrumentos disponíveis para avaliar e identificar os problemas dos pacientes, averiguar o que provoca e mantém o comportamento conflituoso e como modificar as variáveis das quais é função.
Manual para a Avaliação Clínica dos Transtornos Psicológicos - Transtornos da idade adulta e relatórios psicológicos apresenta a avaliação clínica de vários transtornos psicológicos não incluídos na edição anterior da obra e oferece essa possibilidade ao terapeuta atuante. Tanto por meio da parte impressa, que explica de maneira clara e sistemática a avaliação de diversos problemas, quanto da parte dos instrumentos incluídos no material suplementar online, que oferece os meios específicos para a avaliação, e fornece uma série de alternativas importantes para o seu trabalho cotidiano.
O livro é estruturado basicamente em três partes:- A primeira é dedicada aos transtornos psicológicos dos adultos, seguindo de perto a classificação do DSM-IV-TR (APA, 2000)- A segunda parte do livro centra-se em problemas que não têm um diagnóstico oficial no DSMIV-TR (APA, 2000)- Finalmente, a terceira parte aborda a elaboração de relatórios psicológicos, seja no contexto clínico ou forense.