Minha sacola

    METODOLOGIA CIENTÍFICA EM AÇÃO

    Favoritar
    Ref:
    1186481

    Por: R$ 46,60

    Preço a vista: R$ 46,60

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    No campo da educação, assim como em outras áreas do conhecimento, as transformações, atualmente, vêm ocorrendo de forma acelerada. Tais mudanças, simultaneamente, frutos e propulsoras de avanços técnico-científicos diversos – sejam eles incrementais ou radicais – originam-se nas mais diversas formas de pesquisa. As inovações incrementais correspondem a aperfeiçoamentos graduais em produtos, serviços ou processos já existentes que, todavia, preservam elementos essenciais, elevam desempenhos e aprimoram aspectos de qualidade ou características inerentes à eficiência. Por sua vez, as inovações radicais se caracterizam por mudanças disruptivas, capazes de criar algo inteiramente novo ou de transformar, de modo profundo, o que já existe, rompendo padrões, incorporando novas tecnologias e, potencialmente, redefinindo mercados. Sejam incrementais ou radicais, as inovações devem ser percebidas como produtos, mas também produtoras deste novo cenário, no qual avanços tecnológicos e científicos exigem uma abordagem pautada em procedimentos sistemáticos e racionais, para que sejam sustentáveis e eficazes. Assim, notem, as pesquisas científicas podem e devem ser percebidas como catalisadoras de diversas transformações sociais. E, como pensar pesquisa científica sem pensar metodologia científica? É dentro deste contexto que convido cada leitor a pensar a disciplina de metodologia científica (bem como os conhecimentos propostos aqui neste livro). Proponho o rompimento com aquela ideia preconcebida de que metodologia científica é uma disciplina chata e teórica, que se restringe à sala de aula das instituições de ensino. Ela, em realidade, propõe raciocínio estruturado, racional e sistemático, para viabilizar inovações sustentáveis tanto para a academia, quanto para o mercado, graças a procedimentos metodológicos consistentes, que tendem a conduzir o pesquisador, com economia de tempo e recursos, a resultados significativos e válidos, como defendem Lakatos e Marconi. José Saramago certa feita afirmou que “o que dá o verdadeiro sentido à busca é o encontro”. Analogamente, no âmbito da metodologia científica, é o processo que confere valor ao resultado, pois nele reside a essência da construção do conhecimento. Assim, valorizemos o processo, valorizemos a metodologia científica!

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525183176
    SubtítuloFUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA PESQUISAS QUALITATIVAS
    Pré vendaNão
    Biografia do autorDoutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ). Mestra em Design e Sociedade (PUC-Rio). Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio), com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Possui experiência como (i) Professora de Metodologia da pesquisa, Ética e Empreendedorismo junto à graduação para Curso de Gestão; (ii) Professora de Criatividade e Inovação em Empreendedorismo para curso de Pós-Graduação; (iii) Professora de Metodologia Científica e Metodologias Ágeis para programa de Mestrado Profissional e (iv) Professora de Empreendedorismo para programa de Doutorado Profissional. Autora do curso “Metodologia Científica em Ação – O Curso”, disponível na plataforma Hotmart. Professora da Unicarioca. Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência e, também, Editora da Seção Artigos da Revista Acadêmica RECITE (Revista de Ciência Tecnologia e Educação da Unicarioca). Experiência de mais de 10 anos orientando alunos da graduação de Administração no desenvolvimento de suas monografias e experiência de aproximadamente quatro anos orientando alunos do mestrado em Educação. Visão sistêmica de ambientes organizacionais, favorecida por formação interdisciplinar. Escritora com dois livros já publicados: Como elaborar seu plano de negócios (2014) e Filoblogando (2015), em parceria com a professora Regina de Moraes.
    Peso224g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões4 x 14 x 21
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1186481
    Código de barras9786525183176
    AcabamentoBROCHURA
    AutorLÍDICE DE MORAES VALIM, ROSA
    EditoraCRV
    Sob encomendaSim

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar