Minha sacola

    MIGRANTES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO “NÃO ESCOLAR”

    Favoritar
    Ref:
    1139872

    Por: R$ 57,00

    Preço a vista: R$ 57,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    O objeto desta obra é a condição de vida de migrantes nordestinos, sob o enfoque do desejo de estudar e o modo de sobrevivência, que frequentaram a alfabetização “não escolar” na Vila do Areião, no município de Guarujá-SP. A realidade social desses sujeitos revela aspectos da produção da vida material, determinada por condições sociais, políticas e espirituais, que inibem a apropriação dos elementos culturais socialmente elaborados. A partir do estudo das narrativas dos migrantes sobre as vicissitudes do acesso e do não acesso à escolarização e de sua visão sobre as possibilidades de apropriação da leitura e da escrita, procura-se verificar, em contrapartida, se uma organização educativa não convencionalmente escolar, inserida no próprio espaço do sujeito, marcada por rupturas com os critérios rígidos do ensino formal, pode ser uma forma de inclusão social. A abordagem metodológica situa-se no âmbito da pesquisa-ação, consistindo na produção de relatos sobre as trajetórias de vida dos educandos e na realização de Rodas de Diálogos a partir dos depoimentos de alunos. Centrados na contradição entre o desejo de ler e escrever e suas reais experiências de fracasso (seja pela contingência de abandonar a escola, seja por sequer ter tido acesso a ela), os depoimentos, colhidos durante as atividades da alfabetização, deixaram aparecer situações reais de vida e de trabalho destes sujeitos. A utilização da Roda de Diálogo foi uma rica oportunidade para captar conceitos, crenças, sentimentos, atitudes, experiências e reações quanto às categorias levantadas. Os relatos são sistematizados a partir das categorias sobrevivência, trabalho e aprendizagem e analisados à luz de perspectivas críticas da Educação e suas relações com as transformações sociais. Espera-se que esta obra descortine novas formas de alfabetização mais concordantes com a realidade da grande maioria de jovens e adultos excluídos da leitura e escrita.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525073279
    SubtítuloUMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
    Pré vendaNão
    Biografia do autorRecebi o prêmio "Celso Pereira de Sá" na XII Jornada Internacional de Representações Sociais em 2023 pela minha Tese de Doutorado sobre representações docentes de conceitos freireanos. Amo ser educadora, com foco nas políticas educacionais e didáticas da alfabetização e letramento.
    Peso213g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14.8 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas163
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1139872
    Código de barras9786525073279
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCACEMIRO, ZULMIRA FERREIRA DE JESUS
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar