Este livro divide-se em duas partes. A primeira, 'O Pensar e Fazer dos Movimentos Sociais', trata de - movimentos sociais, ONGs e Terceiro Setor; a educação de adultos, o Estado-Nação e os novos movimentos sociais; movimentos sociais em educação e suas contribuições à política educacional brasileira; o Pronera como política de acesso à educação superior e os movimentos sociais no contexto da globalização; a educação e o Movimento Sem-Terra, ou como o povo (re)aprende e (re)constrói a escola e Nuevos movimientos sociales y propuestas pedagógicas en Argentina - reconstruyendo la visibilidad del papel político de la educación. A segunda parte 'Educação de Adultos e os Desafios da Emancipação', aborda - a construção sócio-histórica da educação de adultos e a educação permanente à aprendizagem ao longo da vida; a educação de jovens e adultos na história do tempo presente; Educación de personas adultas para la vinculación social; a relação entre educação e desenvolvimento na América Latina e Caribe e o discurso da VI Confintea e Políticas de educação de adultos no espaço ibero-americano, (re)configurações e desafios.