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    NARRATIVAS INQUIETAS - VOL. 38

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    Sinopse

    SINOPSE Conrad é também nas narrativas curtas um autor excepcional. À construção detalhada das cenas e da paisagem onde ambienta suas histórias, somam-se personagens construídas com profundidade em contextos marcados pela observação crítica apurada. Em sua pena, atmosfera, cenários e personagens confundem-se e amalgamam-se num todo dramaticamente constituído em que aventura, crítica e complexidade tornam sua obra sempre intensamente atual e cativante. QUARTA-CAPA Narrativas Inquietas apresenta seis contos e duas peças, inéditas em língua portuguesa, de Joseph Conrad. Conrad é mais conhecido por seus romances. No Coração das Trevas, Lord Jim, Nostromo, Sob os Olhos do Ocidente, O Agente Secreto figuram entre as obras mais populares da literatura mundial. Porém, ele sempre se dedicou às narrativas curtas, que formam um extraordinário conjunto em sua produção. “Os Idiotas”, aliás, que abre a coletânea, foi o primeiro trabalho completo que escreveu e publicou. Nesses textos, encontramos concentrado tudo aquilo que nas obras mais longas encantaria os leitores: a descrição de lugares longínquos habitados por povos dos quais poucos já ouviram falar, a linguagem refinada, a aventura, os anti-heróis. E com ele, quanto mais longe se vai na selva ou no mar, mais fundo se entra na psique humana. Que o leitor não se deixe enganar nem pelo colonialismo nem pelo exotismo, pois ao viajar com Joseph Conrad por um império britânico onde o sol jamais se põe, acabará por reconhecer nos seus retratos uma humanidade complexa que faz do Outro um espelho de si mesma. COLEÇÃO PARALELOS A coleção Paralelos abriga literatura de ficção e contos de evidente qualidade literária. DA CAPA Imagem da capa: Costa de Yorkshire, gravura de William Turner, 1806-1807. Tate Britain. Tempestades, ventos, tornados, a agitação do mar e a pequenez do homem na obra do britânico William Turner dá bem a atmosfera de aventura e profundidade psicológica que encontramos em Conrad. TRECHOS DA APRESENTAÇÃO Alcebiades Diniz Miguel De fato, o estudo das personagens ocupa um espaço considerável nas narrativas breves de Conrad. Alguns de seus contos, aliás, recebem como título o nome de suas personagens centrais?– “Karain”, “Um Anarquista”, “Il Conde” –, deixando ainda mais explícito como, em torno dessa personagem central, toda a narrativa se estrutura. A amplitude também permite um aspecto construtivo bastante apreciado por Conrad em suas narrativas mais longas e que, novamente, contradiz a “filosofia de composição” aplicada aos contos: a ênfase descritiva em lugares. As narrativas de Conrad, nesta coletânea, ocorrem nas mais diversas paragens: nas ilhas dos Mares do Sul; na costa francesa; em Nápoles; na Espanha do final do século XVIII; na América do Sul; em bairros suburbanos de Londres. Essa variedade e pendor descritivo poderiam sugerir que Conrad seria um autor que investiria em perfis de personagens combinados ao exotismo de paisagens, a fim de impulsionar suas tramas, algo que recorda o artificialismo de certo tipo de best-seller contemporâneo, centrado em viagens, paisagens, descobertas e mensagens construtivas, positivas. Contudo, esse não é o caso de Conrad?– longe disso. Em primeiro lugar, o perfil psicológico das personagens construído pelo autor é extremamente rico, o que neutraliza estereótipos e clichês. Mesmo sendo um homem de seu tempo, com os preconceitos do período, Conrad ultrapassa o discurso racista em vários pontos, ao construir protagonistas não europeus (e não brancos) fortes e dilacerados. DO LIVRO DE “OS IDIOTAS” A casa estava isolada entre as rochas. Uma pista de lama e pedras conduzia à porta. As brisas marítimas que vinham da costa até a Ponta da Pedreira, plenas do vigor do tumulto das ondas, uivavam com violência para as pilhas imóveis de pedregulhos negros, que pareciam sustentar com firmeza altas cruzes de braços curtos diante da tremenda investida do invisível. Em meio à inclemência da ventania, a habitação permanecia em sua protegida serenidade, ressonante e inquieta, similar à calmaria no centro de um furacão. Nas noites tempestuosas, quando a maré baixava, a baía de Fougère, situada a cinquenta pés abaixo da casa, assemelhava-se a um imenso poço negro, do qual ascendiam murmúrios e suspiros, como se as areias estivessem vivas e seus queixumes fossem ouvidos. Na maré alta, as águas que retornavam assaltavam as bordas rochosas na forma de investidas breves, culminando em rajadas de luz lívida e colunas de espuma que avançavam terra adentro, aguilhoando até matar a grama das pastagens. [...] A atmosfera era de tal forma espessa que seria possível cortá-la com uma faca. O estreito e longo salão era iluminado por três velas que emitiam uma luz difusa e vermelha, como faíscas que se desfazem em cinzas. O ligeiro estalo no trinco de ferro, naquela hora tão tardia, soou repentino e assustador, como uma trovoada. Madame Levaille colocou sobre a mesa a garrafa com que ia encher de licor o copo que segurava; os jogadores vir

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786555050622
    Tradutor para link
    SubtítuloSEIS CONTOS E DUAS PEÇAS
    Pré vendaNão
    Biografia do autorJozef Teodor Konrad Korzeniowski nasceu em Berdichev, região então ocupada pelo Império Russo em 1857, filho de aristocratas poloneses. Órfão com onze anos, indisciplinado e com saúde frágil, foi encorajado pelo tio a entrar para a marinha mercante, como uma forma de reunir o trabalho físico e o desenvolvimento de habilidades de negócio. Tornou-se marinheiro. Daí até 1878, Conrad envolveu-se nas Guerras Carlistas, contraiu dívidas de jogo, tentou um suicídio e perdeu o registro como marinheiro francês. Ingressou, porém, na marinha britânica, aprendeu o inglês, foi aprovado no exame de capitão de barco e, em 1884, virou cidadão inglês. Somente a partir de 1894 estabeleceu-se definitivamente em terra, na Inglaterra. Casou-se com Jessie George com quem teve dois filhos, Borys e John. Nesses anos, Joseph Conrad conviveu com John Galsworthy, H.G. Wells, Henry James, Stephen Crane, Arthur Marwood e tornou-se um escritor popular. Reconhecido pelo público e pela crítica, recusou a distinção de cavaleiro em 1924. Três meses depois, morreu vítima de um infarto.
    Peso415g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 2.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas344
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2021
    Código Interno949821
    Código de barras9786555050622
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCONRAD, JOSEPH
    EditoraPERSPECTIVA
    Sob encomendaNão
    TradutorMIGUEL, ALCEBIADES DINIZ

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