A obra O ensino de Matemática e Ciências na integração família-escola-aprendizado tem por objetivo quebrar barreiras na aprendizagem da Matemática e Ciências, contextualizando e dinamizando os conceitos didáticos apresentados no cotidiano escolar e tornando cada experimento atrativo e envolvente. Para tanto, se faz necessário promover a satisfação e a compreensão no processo lúdico, despertando expectativas nos alunos para pesquisar, ler, registrar, criar estratégias, transformar as leituras textuais em uma atividade desenvolvida por eles mesmos, juntamente com as explicações.
A exposição e a apresentação dos trabalhos têm uma exemplificação clara dos conceitos de aprendizagem em sala de aula, para toda comunidade escolar e aos pais e responsáveis, quanto à valorização contínua da aprendizagem de todos os envolvidos a "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser". Para pôr fim às barreiras da aprendizagem, é preciso acolher, envolver os alunos com necessidades especiais e quebrar paradigmas em reuniões de pais, nas quais muitos responsáveis acham que participar da vida escolar consiste, apenas, em estar em uma reunião para simplesmente ouvir.
Os projetos descritos neste livro expressam toda a trajetória de um trabalho didático com êxitos significativos. Pensando em aprimorar cada vez mais o sucesso da aprendizagem dos discentes, a coletânea aqui presente sugere a prática de algumas ações feitas em classe das unidades de ensino, com resultados satisfatórios. Importante ainda, é saber viver e ensinar a viver; reavaliar sempre e proporcionar a satisfação de se aprender com alegria e realizações. Este livro tem como objetivo principal acrescentar métodos de ensino e compreensão para que tenhamos mais facilidade de compreender, absorver e vivenciar as coisas com a finalidade de alcançar um melhor nível de conhecimento para o desenvolvimento individual e coletivo da população.