Minha sacola

    O PAPEL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO DOS ESTUDANTES

    Favoritar
    Ref:
    1124434

    Por: R$ 45,00

    Preço a vista: R$ 45,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Este livro é resultado dos esforços mobilizados no processo de concepção e execução de uma pesquisa em nível nacional, que teve o objetivo de compreender o papel do conhecimento científico na formação da concepção de mundo dos estudantes, destacando os limites e as possibilidades do campo da pesquisa em Ensino de Ciências e de Sociologia no Brasil. Trata-se do resultado de um programa de pesquisa levado a cabo no processo de estudos e discussões do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação. O estudo dos conceitos e categorias que mobilizaram o programa girou em torno de três dimensões essenciais reivindicadas pelo marxismo ao estabelecer o trabalho como categoria fundante do ser social: a epistemológica, a ontológica e a pedagógica. Desde esse enfoque, a questão fundamental abordou a necessidade de contribuir para a produção de conhecimentos em defesa da construção de um currículo pautado numa visão de sociedade, ser humano e educação que promova o acesso ao conhecimento científico às classes populares. O acúmulo das discussões visou identificar e analisar a incorporação da Pedagogia histórico-crítica na pesquisa em Ensino de Ciências e de Sociologia e a compreensão dos pesquisadores pela análise das implicações que os conteúdos científicos dessas áreas ocupam na formação da concepção de mundo dos estudantes da educação básica, tendo em vista a necessidade de contribuir para a produção de conhecimentos científicos, fazendo avançar as proposições teórico-práticas das referidas áreas à luz dessa Pedagogia. Assim, o livro sintetiza os principais resultados da pesquisa bibliográfica, com destaque para a relação entre a Pedagogia histórico-crítica e o contexto da pesquisa em Ensino de Ciências e Sociologia no Brasil. Além disso, apresenta a composição dos dados empíricos, resultados das entrevistas realizadas com as principais referências da pesquisa em Ensino de Ciências e Sociologia, constituindo o corpus de aprofundamento da pesquisa bibliográfica. Esse corpus r

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788553104758
    SubtítuloDESAFIOS DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E DE SOCIOLOGIA NO BRASIL
    Pré vendaNão
    Peso300g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14.8 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas269
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1124434
    Código de barras9788553104758
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMASSI, LUCIANA | TEIXEIRA, LUCAS ANDRÉ
    EditoraLUTAS ANTICAPITAL
    Sob encomendaNão

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar