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    O PODER DA MÍDIA NO BRASIL

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    Sinopse

    Estamos no ano 2016. O atual contexto internacional é de crise econômica e avanço das políticas neoliberais, conservadorismos e, com isso, conflitos se agudizam.O Brasil não é uma ilha isolada no meio do mundo. A globalização implica a produção de conflitos em escala mundial, cujas causas se entrecruzam. Dilemas, como o desemprego que observamos no centro do sistema internacional, os Estados Unidos, e nas semiperiferias e periferias do sistema, como os casos de Grécia, Portugal, Brasil e Angola, só podem ser compreendidos na medida em que o processo global de produção capitalista é analisado, ou seja, as diversas situações problemáticas apontam para causas comuns, apesar das particularidades de cada caso. Entretanto, se há, por um lado, determinações gerais; por outro lado, há também que se analisar as particularidades, pois são suas nuanças e suas diferenças que podem permitir ações transformadoras mais eficazes.Aqui a crise econômica está intimamente ligada à crise política, uma retroalimentando a outra. Há um evidente papel desempenhado pela grande mídia nos processos políticos nacionais cujos objetivos aos quais ela concorre são, de modo geral, a efetivação de ajustes neoliberais nas relações de produção: “flexibilização” das leis do trabalho; congelamento dos gastos públicos primários; retirada de direitos da classe trabalhadora; proibição formal de posicionamentos políticos (anticapitalistas) nas instituições de ensino; reformas políticas que inviabilizam mudanças estruturais; manutenção dos privilégios concedidos ao sistema financeiro; criminalização de movimentos sociais que lutam por acesso às terras urbanas e rurais. A mídia não concorre apenas , ela atua na reprodução das condições de produção, ou seja, atua em níveis de interpelação dos indivíduos, cumprindo um papel de constituição ideológica dos sujeitos.Para lembrar o conceito utilizado por Gilles Deleuze em obra dedicada a Michel Foucault, um dos dispositivos por onde o poder passa e opera é justamente a mídia em seus diversos aparatos ou plataformas de projeção. Por isso, coloca-se a necessidade de melhor analisarmos e refletirmos sobre o papel exercido pela mídia nas dinâmicas sociais, em especial no caso brasileiro. Nesse sentido, a proposta desta obra foi reunir vários profissionais das ciências humanas para produzir um debate acerca do poder da mídia no Brasil. Os textos que compõem a presente obra são ensaios produzidos por profissionais da educação e pesquisadores de áreas das ciências humanas: geografia, história, ciências sociais e filosofia.
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788583160458
    Subtítulo(RE)EDITANDO OUTRAS VERDADE
    Organizador para link
    Pré vendaNão
    Peso100g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 0.6
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas112
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2016
    Código Interno801830
    Código de barras9788583160458
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGONÇALVES, MAX ALEXANDRE DE PAULA | GOBBO, BIANCHI AGOSTINI | PIMENTEL FILHO, JOSE EDUARDO | REIS, LEONARDO BORGES | SILVA, NIVALDO CORREIA DA
    EditoraLAMPARINA
    Sob encomendaNão
    OrganizadorGONÇALVES, MAX ALEXANDRE DE PAULA | GOBBO, BIANCHI AGOSTINI | PIMENTEL FILHO, JOSE EDUARDO
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