Minha sacola

    Favoritar

    O QUE ACONTECEU, ACONTECEU

    Ref:
    795283

    Por: R$ 63,00

    Preço a vista: R$ 63,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Os contos deste volume tratam do mundo judaico em sua diversidade e complexidade. Guinsburg capta a graça e o humor das narrativas tradicionais, reunindo experiências de imigrantes e recuperando as formas de diálogo dos judeus que aqui chegaram. Os textos são verdadeiros documentos de época, trazendo à tona memórias da cidade de São Paulo e da história política brasileira. A obra também foi publicada em francês pela editora Caractères, com o título Ce qui est arrivé, est arrivé.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788574800233
    Pré vendaNão
    Biografia do autorJacó Guinsburg (Riscani, Bessarábia, atual Moldávia 1921 - São Paulo, São Paulo, 2018). Crítico, ensaísta e professor. O mais importante especialista em teatro russo e ídiche entre nós, semiologista e teórico do teatro. Emigra com seus pais para o Brasil em 1924. Na juventude acompanha o movimento intelectual e político do país e interessa-se pelo trabalho teatral na coletividade judaica, bem como pelo processo de renovação do teatro brasileiro. Escreve na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro sobre literatura brasileira e internacional e colabora em revistas da comunidade judaica com artigos no campo das artes, da literatura e, inclusive, da crítica teatral. Liga-se às atividades editoriais desde 1947, nas Editoras Rampa, Perspectiva (primeira com esse nome), na Difusão Européia do Livro, fundando posteriormente a atual Editora Perspectiva, e também a Editora Polígono. Passa uma temporada na França como bolsista nesse setor, nos anos de 1962 e 1963, em cujo transcurso faz cursos de filosofia na Sorbonne e entra em contato com a produção cênica francesa e européia. No seu retorno prossegue no trabalho de tradutor e de produtor editorial na Difel (Difusão Européia do Livro), para a qual também traduz tomos da História da Civilização, de Crouzet, e obras de Jean-Paul Sartre, Descartes e Platão, dentre outras. Ao mesmo tempo começa a escrever com maior freqüência sobre temas teatrais para o Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, em cujas páginas responde por uma seção de Letras Judaicas. Na década de 60, organiza ainda para a Cultrix, na série dirigida por José Paulo Pais, a coletânea de textos de Diderot, que é reeditada pela Editora Abril na coleção Os Pensadores e, mais tarde, revista e consideravelmente aumentada pela Editora Perspectiva, sob o título Obras I: Filosofia e Política e Obras II: Estética, Poética e Contos, em 2000. Sua maior aproximação com a arte dramática e seu ensino começa em 1964, na Escola de Arte Dramática - EAD, onde ministra a cadeira de crítica teatral e, posteriormente, em 1967, no então recém-criado Departamento de Teatro, mais tarde, de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Sob este novo prisma, passou a concentrar seus estudos particularmente em teoria e estética teatral e no teatro russo, judeu e ídiche e no teatro do absurdo. Em 1985 publica Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou, baseado na sua tese de Livre-Docência, pela Editora Perspectiva; em 1989, Leone de'Sommi, Homem de Teatro do Renascimento, com a tradução da primeira comédia hebraica de autoria de Leone de'Sommi; em 1996, Aventuras de uma Língua Errante: Ensaios de Literatura e Teatro Ídiche, reelaboração e desenvolvimento de sua tese de doutorado com o mesmo título, de 1973; em 1983, escreve com Maria Thereza Vargas o ensaio sobre Cacilda Becker: A Face e a Máscara, que consta do livro: Uma Atriz: Cacilda Becker, de Nanci Fernandes e Maria Thereza Vargas. Na área teórica e de análise estética, publica em 1986, Semiologia do Teatro de cuja organização também participam Teixeira Coelho e Reni Chaves Cardoso. E, em 2001, publica Da Cena em Cena: Ensaios de Teatro, livro que aborda aspectos relevantes de concepções e correntes estéticas no teatro. Dentre os estudos e ensaios consagrados ao teatro e publicados em livros, jornais e revistas especializadas, salientam-se: A Idéia de Teatro; Diálogo sobre a Natureza do Teatro; Vanguarda e Absurdo, uma Cena de Nosso Tempo; Evreinov: o Teatro da Vida; Teatro-Studio; Tairov: Notas para um Teatro de Síntese; Meierhold e Grotowski; e Quarenta anos de Habima. Traduziu também, do repertório dramático: Crimes e Crimes, de Strindberg, em 1952 e publicado pela Edusp, em 1999; O Dibuk, de Sch. Ans-ki, publicado em 1952, reeditado em 1965 pela Brasiliense e, em 1988, pela Perspectiva; Pirandello: do Teatro no Teatro, Perspectiva, 1999. Aposentado da ECA/USP desde 1991 e homenageado com o título de Professor Emérito da USP em 2001, recebe em 1975 a Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo e o Prêmio do Mérito Intelectual Judaica
    Peso510g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 14 x 1.1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas208
    Número da edição2ª EDIÇÃO - 2001
    Código Interno795283
    Código de barras9788574800233
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGUINSBURG, JACO
    EditoraATELIE EDITORIAL
    Sob encomendaSim
    OrganizadorGUINSBURG, J.
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar