Sombras do Norte narra a história de quatro jovens envolvidos em um conflito entre dois reinos, em um mundo governado por um deus hipócrita e traiçoeiro.
Aos doze anos, Fáiron decide abandonar sua família e partir para o norte escuro. Em sua jornada em busca do paradeiro do pai, cai na prisão por quinze anos. Quando sai, transformado em uma máquina de matar, torna-se um vassalo do soberano de Umbral, o reino do Norte.
Aos seis anos Maartur é levado para o Norte, onde vive uma experiência traumatizante junto a Fáiron. Ao voltar para o reino do Sul, de maneira obscura, apodera-se de conhecimentos e técnicas de olaria. Anos depois, quando sua cidade é invadida, utiliza a mesma técnica para se tornar um guerreiro mortal.
As gêmeas Livara e Altise são levadas ainda crianças para o Norte. Escravizadas, fogem e vão morar com o tio. Livara é treinada como assassina enquanto uma paixão arrasta Altise de volta para o Norte. As duas percorrem caminhos distintos, porém, suas vidas serão marcadas pelos traumas de infância.
Nessa jornada tumultuada, os quatro enfrentam tormentos e desafios, cada um buscando uma vida melhor, mas só conseguem corromper suas essências. Toda a narrativa está centrada na ganância, deslealdade e violência, onde vidas se entrelaçam e se desatam no futuro de um reino dilacerado.