A experiência de prática e de pesquisa tem mostrado que a 'Orientação Profissiona'l pode ser entendida, também, por meio da perspectiva comportamental e que essa abordagem teórica tem muito a oferecer a essa área de atuação. Considerando os avanços teóricos e aplicados que a Análise do Comportamento tem alcançado nos últimos anos, tanto no que se refere a construção do conhecimento, quanto a sua aplicabilidade a diferentes contextos, parece óbvio que tal modelo teórico possa, perfeitamente, se adequar às necessidades de intervenção que a problemática requer. Talvez o termo "vocação", por sua conotação, tradicionalmente, mentalista, tenha afastado os analistas do comportamento do estudo e do envolvimento com a produção de conhecimento útil nessa área. Porém, um programa de 'Orientação Profissional' baseado nos conhecimentos da Análise do Comportamento, dado seu caráter funcionalista, contextualista e diretivo, pode fornecer contribuições importantes, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma intervenção focalizada, especificamente, na aprendizagem das respostas necessárias à resolução do problema da escolha profissional.