Fruto de uma pesquisa de mestrado, o presente livro oferece fecundas explicações acerca dos modos pelos quais os cegos constroem conhecimento. Por meio de entrevistas feitas com cegos congênitos e de um cuidadoso mergulho teórico-reflexivo, Eliana Ormelezi formula e dá respostas a um conjunto de perguntas cruciais relacionadas à estruturação cognitiva na cegueira: “Como o cego congênito forma as representações mentais e os conceitos sobre objetos, situações e eventos? Como adquire conhecimento sobre o mundo de coisas pouco ou nada acessíveis aos seus canais perceptivos? Que elementos contribuem para a formação de sua imagem corporal e o que daria ao cego a consciência de si?” Aliando rigor analítico e profundo conhecimento do universo da cegueira, decorrentes de décadas de experiência na educação de pessoas cegas ou com baixa visão, a autora coloca em diálogo as explicações formuladas pelos próprios sujeitos pesquisados e as contribuições de autores clássicos da chamada psicologia genética, para explicar como a função simbólica é instaurada na ausência da visão. (...)