Minha sacola

    PARA ALÉM DA ADMINISTRAÇÃO

    Favoritar
    Ref:
    1161515

    Por: R$ 55,00

    Preço a vista: R$ 55,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Os projetos de gestão educacional nos Institutos Federais (IFs) precisam romper com o lugar estruturalmente preestabelecido para os jovens da classe trabalhadora, opondo-se às ferramentas e consequências do aprofundamento do subdesenvolvimento. As gestões precisam assumir politicamente os princípios da educação integral como o grande diferencial das instituições, potencializando os saberes técnicos e humanos no processo educacional e preparando os estudantes para o trabalho complexo e para a liderança social – inclusão e emancipação.
    Os IFs seriam, atualmente, o campo mais propício para a educação integral, sendo a própria escola, também por intermédio da gestão, esse espaço da integração, principalmente por meio de um elemento essencial de sua lei de criação: o Ensino Médio Integrado, que só terá validade se
    puder agregar a todos, sem prioridades ou exclusividades.
    Em um contexto institucional amplo e pragmático, é preciso estabelecer liderança institucional sensível à representatividade e diversidade; apoiar os direitos de todos, inclusive aqueles relacionados à saúde, segurança e bem-estar; promover capacitação e desenvolvimento; promover a igualdade por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
    Mas, principalmente, é preciso promover educação integral. A gestão precisa carregar conceitos educacionais, pois ela também é um aspecto integrado à educação e da educação integral.
    O que queremos propor neste livro tem como base as experiências no exercício da função de direção-geral do campus Santos Dumont do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), entre os anos de 2010 e 2021, defendendo que a prática
    da gestão precisa ser conduzida pelos princípios da educação integral.
    Sempre houve a preocupação, desde o início do campus, em ter um projeto o mais conciso e coerente com as finalidades dos IFs, e foram os cursos técnicos integrados e toda a estrutura inicial estabelecida para sua consolidação que proporcionaram os outros movimentos de integração das modalidades de ensino e da gestão. Um projeto para ressignificar a escola continuamente, centrando-se na possibilidade de ampliar sua atuação e realizar integralmente sua função, buscando fortalecer suas ações como parte intrínseca da sociedade.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525080796
    SubtítuloA GESTÃO COMO ELEMENTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS
    Pré vendaNão
    Biografia do autorServidores da Rede Federal, servidores dos diferentes órgãos e instituições da educação pública, movimentos sociais e culturais, sindicatos e partidos políticos. Estudantes da área da educação.
    Peso243g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões2 x 16 x 23
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas143
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1161515
    Código de barras9786525080796
    AcabamentoBROCHURA
    AutorOLIVEIRA, ANDRÉ DINIZ DE
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar