O objetivo dos autores com esta obra é criar condições de recepção e produção de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros e esferas de circulação, visando atender às necessidades lingüístico-discursivas dos alunos. São alguns destaques desta coleção: 'Gramática em uso': traz questões que relacionam estratégias morfossintáticas e semânticas relacionadas ao gênero, à temática, ao funcionamento e aos objetivos do texto; 'Palavra ao vivo': reúne atividades de exposição oral, bem como de leitura expressiva, debate, discussão, júri simulado, encenação, leitura dramatizada, recital de poemas de socialização e apresentação de trabalhos, leitura expressiva, debate, discussão, júri simulado; 'Apêndice gramatical': sistematiza de forma visual e prática os tópicos gramaticais estudados em cada volume; Boxes complementares aparecem no decorrer de todas as unidades e auxiliam o aprendizado: 'Como é que se escreve?', 'Viajando no tema' e 'Outras leituras'. Propostas de retextualização estão igualmente presentes e têm a finalidade de fazer com que os alunos percebam as semelhanças e as diferenças existentes entre as modalidades falada e escrita e entre os gêneros textuais.