Nesta obra, originada da tese de doutorado, a autora desenvolve uma reflexão sobre o processo de transformação no seu modo de conceber e usar os referenciais teóricos de Klein, Paín e Winnicott. Trata-se de um trabalho que considera a participação da dimensão afetiva na construção de conhecimentos, problematizando a relação entre teoria e prática no campo da psicologia clínica. Em um primeiro momento, o trabalho de aprofundamento em determinado referencial permitiu à autora uma aproximação da teoria ou de aspectos dela e, em um segundo, a sua aplicação para determinado objetivo. Na sua longa experiência profissional, a teoria é útil e interessa quando serve para iluminar a clínica. No percurso realizado, estabeleceu relação entre a inibição intelectual, as agonias impensáveis e o tema da comunicação significativa, concepção que desenvolveu inspirada na noção de espaço potencial de Winnicott. Essa concepção mostrou-se fundamental na sua prática clínica, por ter favorecido a superação das dificuldades da criança e também por ter se revelado como o fundamento ético de sua prática como analista. A comunicação significativa ocorre no campo terapêutico intersubjetivo, transformando a subjetividade do pesquisador-analista e sua compreensão sobre as teorias que usa por meio do diálogo com a experiência clínica, ao mesmo tempo em que promove a superação da inibição intelectual das crianças atendidas.